Catarinenses podem começar a sacar os R$ 880 (valor de um salário mínimo) do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) a partir desta quinta-feira. O prazo é para os trabalhadores que não conseguiram sacar o abono salarial ano-base 2014. O período de saque será de um mês e termina no dia 31 de agosto. Já aqueles nascidos em julhotambém podem sacar o benefício referente a 2015 a partir desta quinta-feira.
Em Santa Catarina pelo menos 83 mil catarinenses não sacaram o abono salarial no ano passado. O benefício é pago a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período.
O trabalhador também precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter tido os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O abono salarial é um dos benefícios pagos pelo FAT, que também custeia o seguro-desemprego, os cursos de qualificação profissional feitos em parceria com os governos estaduais e a participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.
Olho no calendário 2015
O governo federal já divulgou o calendário de pagamento do abono salarial do ano-base 2015, que também começa a ser pago a partir de 28 de julho deste ano. A estimativa é que sejam destinados R$ 14,8 bilhões. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda neste ano (2016). Os nascidos entre janeiro e junho vão poder sacar no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final de saque.