
Com alternativas modernas e para vários setores da economia, startups (empresas inovadoras de base tecnológica) , em Santa Catarina, conseguiram emergir diante do cenário de dificuldades econômicas. Novos empreendedores, impulsionados por empresas parceiras aceleradoras, enxergaram oportunidades no cenário de risco e encontraram espaços para desenvolver soluções inteligentes nas áreas de logística e no comércio.
O desafio de lançar um novo produto no momento aparentemente desfavorável e o desejo de ter a própria empresa foram pontos importantes para o analista de sistema Marnei Kaufmann, 30 anos, CEO e fundador da Citrum.
“A crise afeta empresas de maneiras diferentes. Como empreendedor é preciso entender a dinâmica e ouvir os clientes. No caso, trabalhei com uma solução para reduzir custos para os lojistas”, explica Marnei.
Atento às transformações do mercado e nas necessidades dos consumidores, Kaufmann investiu no desenvolvimento de uma plataforma de e-Commerce flexível. “A proposta foi de envolver o gerenciamento e as vendas de forma integrada tanto no ambiente virtual, quanto no físico. Os lojistas têm a possibilidade de escalar, personalizar o próprio plano e paga apenas pelos recursos que utilizar”, disse o CEO.
Além disso, o modelo de negócio da Citrum possibilita que o cliente compre online e retire o produto na loja física, ou que vá até uma loja e consiga realizar uma compra pelo e-Commerce da empresa por meio do smartphone do vendedor, caso o produto não esteja disponível em estoque, por exemplo.
A startup foi selecionada em 2014 no programa de aceleração e mentoria da Inove Senior, e posteriormente foi associada à empresa, atuando como unidade de negócio em Florianópolis. A plataforma de vendas online vai ser lançada no Fórum e-Commerce Brasil, maior evento do segmento n a América Latina nos dias 26 e 27 de julho.
Otimização para driblar crise
O pensar fora da caixa e a viabilidade de reduzir custos para o cliente final foram atrativos para o desenvolvimento da startup JettaSoft, com sede em Florianópolis. De maneira prática, foram verificados que os custos que envolvem a logística se tornaram os primeiros alvos de cortes de custos em momentos de crise.
É o que explica a matemática Tatiana Mello, de 30 anos, que desistiu da sala de aula para explorar o setor e ser sócia da empresa que trabalha com soluções que visam à otimização de processos logísticos e planejamento de cargas, para indústrias e operadores.
“As propostas de melhorias dos processos já chegaram a reduzir em até 30% o custo de entregas, o que nos permite concluir que a tecnologia e a inovação estão a serviço da praticidade e, sobretudo, da economia”, afirma.
O software JettaCargo foi desenvolvido com a finalidade de otimizar o uso de espaços de carga, gerando economia de espaço e portanto de recursos e potencializando, por exemplo, transportar mais mercadorias sem aumentar a frota. Segundo Tatiana, a ferramenta pode ser utilizada para a montagem de cargas em um contêiner ou até mesmo para fazer a montagem de mercadorias e caixas em cima de um palete.
Oportunidade
As duas startaps receberam mentoria e investimentos do programa Inove Senior, que terá a 2ª edição no dia 8 de agosto, com palestras gratuitas sobre Empreendedorismo e Smart Money.
A primeira edição do programa teve mais de 250 ideias inscritas e selecionou dez projetos para a fase de aceleração. As startups escolhidas receberam consultoria e capacitação durante os nove meses de aceleração e três delas se tornaram unidades de negócio da empresa.
G1