O local, entre Palhoça e São José, é um misto entre o trânsito das cidades e o tráfego pesado da rodovia. Enquanto isso, as obras do contorno viário da região estão longe do fim.
Conforme o estudo, 20% das mortes em rodovias federais do país são provocadas pela falta de atenção do motorista. De acordo com a pesquisa, 15 pessoas morreram em acidentes de trânsito no trecho entre São José e Palhoça em 2015.
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rodovia (Foto: Reprodução/RBS TV)
“É uma rodovia urbanizada, pois as cidades cresceram muito e acabaram envolvendo a rodovia. A maior parte dos acidentes é de pessoas que moram perto da BR-101, em um raio de, no máximo, 5 quilômetros”, explicou Adriano Fiamoncini, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Apesar de ser duplicado e bem sinalizado, o risco do local está no grande número de veículos que o utilizam, cerca de 175 mil ao dia.
“Estamos pagando um preço alto por não ter sido implementado ainda o desvio da BR-101”, complementou o professor do Instituto de Estudos de Trânsito e Transporte Sidnei Schmidt.
As obras do contorno viário da Grande Florianópolis têm até dezembro de 2019 para serem concluídas, mas em alguns locais, o trabalho ainda está na fase das desapropriações dos terrenos.
A preocupação dos especialistas é de que só este processo pode levar até três anos, o que tende a prolongar o trabalho do contorno e adiar a segurança de quem trafega na Grande Florianópolis.
G1