A secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, atende idosos em situação de violação de direitos. Objetivo é promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas atendidas pelos serviços, desenvolvendo ações especializadas para a superação das situações de violação de direitos, na tentativa de reduzir os casos registrados atualmente no município.
Encerrando a semana em que foi lembrado o dia de combate contra agressões aos idosos, a intenção é seguir conscientizando as pessoas quanto a necessidade de seguir atentas aos maus tratos contra pessoas que não têm como se defender de algumas situações.
Conforme a coordenadora do CREAS, Karen Lili Fechner, existem situações preocupantes no município e que precisam ser combatidas constantemente. “Não se trata apenas do nosso município, isso acontece em todas as cidades. Mas nossa preocupação é aqui. Precisamos fazer com que essa conscientização aconteça constantemente, não apenas nas datas previstas no calendário. Defender e resguardar os direitos dos idosos é dever da família, mas quando isto não acontece, também é dever da comunidade e do Estado. A Assistência Social, por meio dos CRAS's e CREAS está aí para atender e acompanhar no que for necessário, visando o bem estar dos idosos”, diz Karen.
Quanto aos maus tratos, sempre que detectados, ela pede que a comunidade ajude a combater denunciando, seja pelo disque 100, procurando a Delegacia Especializada ao Idoso ou diretamente na secretaria de Assistência Social.
Responsável pela pasta, Marisa do Amaral destaca a existência de 13 grupos da Terceira Idade no município, com aproximadamente 700 idosos que se encontram semanalmente. A Assistência Social apoio com a disponibilização de monitoras, professor de ioga e de atividades físicas, além de lanches para os grupos. “Temos ainda a preocupação com a proteção daqueles que estão em situação mais vulnerável e que não ainda não são referenciados nos nossos serviços. O importante é que a família entenda o seu papel de protetora do idoso”, pontua Marisa.