Família se organiza para o dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Comunitário através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) está programando atividades e manifestações para o dia 15 de junho, “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa Idosa”. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
O CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, órgão público, que realiza o trabalho psicossocial nesta área, realiza várias ações no mês de junho, em prol a Campanha de 15 de junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa.
A programação inicia no dia 15 de junho, às 15h com Santa Missa na Igreja Matriz Santo Antonio de Pádua no Centro com a participação especial do Coral Chuva de Prata, formado por membros dos Grupos da terceira idade e apoio da Escola de Música.
No dia 21, terça-feira, acontece uma importante palestra para Adolescentes no Centro de Excelência, parceria entre o SEST/SENAT e Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora Luciane Noeli disse que os temas vão tratar sobre os tipos de violências, cuidados e atenção ao idoso.
No dia 29 de junho, quarta-feira acontece uma tarde de mobilização e conscientização aos idosos na Sociedade Musical Rio Negrinho a partir das 14h. Luciane explica que esse evento é voltado aos idosos participantes dos Programas da 3ª Idade da Secretaria da Família, com palestras e dinâmicas abordando o tema e com temas de empoderamento aos idosos como prevenção. Parcerias com Secretarias, SEST/SENAT e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Sobre o dia 15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da
Violência contra Pessoa Idosa
Quando escutamos ou lemos a frase: Dia Mundial de combate à violência contra o idoso, logo nos perguntamos: Como essa violência existe? É difícil de acreditar, mas acontece sim.
Infelizmente esta agressão inicia-se em casa. Filhos e netos são os primeiros agressores de idosos, isso acontece devido à proximidade, convivência e falta de paciência daqueles que estão próximos.
Dor, vergonha, indignação são sentimentos que explodem dentro dos corações de pessoas que buscam por justiça, pelo certo, por combater tudo que agrida a moral do ser humano que ainda vive e que precisa de ajuda.
Existem vários tipos de violência, fique esperto e denuncie pelo Disque 100, as pessoas desumanas que praticam agressão ao público idoso:
Violência Física: é o uso da força física que acaba por machucar e obrigar o idoso fazer algo que não deseja;
Violência Psicológica: são agressões verbais, gestuais, restringe a liberdade do idoso. Isso é perigoso devido a fazer com que a vítima possa entrar em depressão, ou até mesmo se tornar agressiva;
Violência Financeira: exploração dos bens do idoso sem o consentimento do mesmo. Ele é pressionado a ajudar;
Negligência: reclusão ou omissão de cuidados necessários ao idoso;
Abandono: ausência dos responsáveis pelo o idoso em prestar socorro que necessite de proteção.