Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)
Advogado
Filósofo
Jornalista (DRT 3792/SC)
Em Ageu está escrito: “A glória da segunda casa será maior do que a primeira”. O que significa isto? É que o povo voltava dos 70 anos de cativeiro na Babilônia. Então o povo começou a reconstruir sua vida social, econômica e comunitária. Começaram a reconstruir o templo, mas resolveram, em dado momento, a se concentrar em outras coisas. Então o profeta recorda que antes de reconstruir qualquer dimensão da vida humana, em primeiro lugar tem de se reconstruir a vida espiritual, o que do ponto de vista concreto significa erigir o templo. O profeta relembra que o que levou ao cativeiro foi o descuido da vida espiritual e a idolatria. E que o mesmo canal que levou ao fundo do poço na mão inversa levará até a superfície. Quando os judeus começam então a construir o templo então Zorobabel e outros gentios começam a caçoar. Porque, segundo eles, o segundo templo não teria a glória do primeiro. É aí então que Ageu fala que a glória da segunda casa será maior do que a primeira. O que significa para nós hoje a glória da segunda casa? Significa o seguinte: 1) antes tínhamos a lei, agora temos a graça; 2) antes tínhamos os profetas, agora temos os apóstolos; 3) antes o povo peregrinava no deserto, agora é o Cristo que peregrina entre nós; 4) antes tínhamos o sangue de bezerros, agora temos o sangue de Cristo; 5) antes tínhamos a passagem pelo Mar Vermelho, agora temos o Cristo ressurreto; 6) antes esperávamos o Messias, agora esperamos o seu retorno; 7) antes a serpente na haste era sustentada, agora temos o Cristo no madeiro; 8) antes tínhamos o tabernáculo, agora temos o cenáculo, ou seja, o Espírito Santo; 9) antes tínhamos a porta aspergida com sangue, agora temos a ceia em que o manjar é o corpo e sangue de Cristo; 10) antes os que peregrinavam no deserto morreram, agora temos a vida eterna em Cristo Jesus. Deveras, a glória da segunda casa é maior do que a glória da primeira.