A segunda-feira (18) foi de atividades intensas nas escolas municipais. Várias situações com participação de alunos e professores para valorizar o “Dia Nacional do Livro Infantil”.
Na Escola Básica Municipal Newton Mendes, localizada no bairro 25 de Julho, as atividades aconteceram nos dois períodos, fechando o dia com absoluto sucesso. Denominado “Roda de Autores”, um encontro, que acontece anualmente, foi organizado visando a integração dos estudantes por meio do contato com os principais autores da literatura brasileira.
A proposta é fazer com que os estudantes escolham um autor para ler algumas obras e pesquisar sobre a atuação de cada um deles. “É um trabalho que se estende até o final do ano, quando realizamos um evento de conclusão do projeto. Nesta conclusão os alunos colocam na prática o que aprenderam. O resultado é bem positivo, onde eles apresentam por meio de leitura, rodas de conversa, teatro, contação de histórias e dramatização tudo que aprenderam e entenderam sobre o autor escolhido”, conta a diretora Karla Rejane Batista Choma.
Como o projeto é desenvolvido há alguns anos, a professora Karla destaca que os alunos passam para os colegas das séries anterior as experiências adquiridas por meio das pesquisas e leituras, o que envolve ainda mais os estudantes, tendo despertado o interesse em participar do projeto já com a definição de um autor. “A gente observa que eles estão cada vez mais interessados no projeto e na leitura. O fato daqueles que estão em séries mais adiantadas passar aos colegas que estão nos anos anteriores serve como incentivo. Eles têm melhorado inclusive a leitura”, encerra.
Todas as escolas - Em todas as escolas do município foram realizadas atividades relacionadas a data do livro infantil, valorizando principalmente autores nacionais que marcaram a educação brasileira com suas obras literárias. “É uma data importante para a educação infantil. Precisamos valorizar esse dia para despertar nas crianças o gosto pela leitura e pelos autores nacionais”, comenta a secretária de Educação, Alcione Hinke.