De iniciativa da prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Fundação Municipal de Desportos (FMD) e em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), oportuniza-se a prática de atividades físicas em sete modalidades para os alunos da Escola Girassol. Mais de 60 atletas são atendidos nas modalidades de: atletismo, natação, tênis de mesa, futsal, bocha para cadeirantes, halterofilismo e judô.
O presidente da FMD, Luiz Neri Pereria, o Magrão, destaca que os projetos esportivos despertaram o interesse dos alunos da APAE em participar de competições como os Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que neste ano acontecem em dezembro. “Além de aumentar a autoestima dos alunos, o projeto vem para dar condições para que eles tenham as mesmas oportunidades. Esse é o principal objetivo”, define.
A diretora da APAE, Maria Goreti Ehlke, diz que cada vez mais os alunos buscam participar das modalidades. A natação, cujas aulas acontecem duas vezes por semana na Piscina Municipal Morgana Clement, vem se destacando na preferência dos estudantes. “Neste projeto de inclusão social já participam 15 alunos portadores de Síndrome de Down ou deficiência intelectual”, destaca. As aulas acontecem nas quartas e sextas-feiras, com 45 minutos de duração.
Por suas conquistas recentes de medalhas no Parajasc, três atletas da Escola Girassol são beneficiados com o programa Bolsa Atleta. São eles: Jonathan Castilho, Débora Maristela D' Oliveira e Luana Silva. O repasse do benefício auxília os alunos em seu desenvolvimento no esporte, bem como nas despesas que os mesmos têm em casa. Além do projeto desenvolvido em parceria com a FMD, ainda na sede da escola, todos os alunos têm aulas de educação física.
Mais apoio para a Apae - Nesta semana o prefeito Fernando Tureck assinou termo de convênio com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) garantindo o repasse de R$ 104 mil para a entidade. O montante, que será repassado em nove parcelas, será utilizado com despesas de manutenção da Escola Girassol e na compra de uniformes para os estudantes. Segundo a diretora Goreti Ehlke, trata-se de uma parceria que faz bem para a escola que tem sido reconhecida pela comunidade são-bentense. “Somos gratos a este apoio e outros que recebemos em favor da nossa Escola Girassol”, comentou.