Mais de 600 crianças têm oportunidade de permanecer na escola o dia inteiro graças aos investimentos no setor de educação. A proposta de ensino em Período Integral está crescendo a cada ano no município, dando oportunidade aos alunos e às famílias de uma formação com reforço por meio de oficinas.
O Projeto do Período Integral tem previsto, em legislação, o recebimento de recursos federais, uma vez que a proposta está inserida dentro do programa Mais Educação. No entanto, em 2015 a secretaria de Educação de São Bento do Sul não recebeu nenhum recurso, ocorrência que não atrapalha o objetivo de manter em funcionamento o sistema integral assistindo com propriedade estudantes do ensino fundamental. “Apenas uma parcela referente a 2014 nos foi repassada, nada mais. Ficamos com uma pendência de R$ 310 mil, que deveriam ter sido repassados para 2015. Estes recursos são repassados para oito escolas do município. Mesmo assim, o projeto não foi prejudicado, suprimos as necessidades com recursos do município”, disse a secretária, Alcione Hinke.
Atualmente o município conta com 30 turmas sendo atendidas nas nove unidades de ensino, as quais estão funcionando com a proposta do período integral para crianças de 6 até 12 anos, totalizando 678 alunos. A proposta está implantada nas seguintes escolas: Adélia Lutz, Rodolfo Berti, Alexandre Pfeiffer, Lucia Tschoeke, Annelize Mallon (inserida no programa em 2015), Garibaldina Fuginaga, Alfredo Dienner (inserida no programa em 2014), Newton Mendes e Carlos Doetch.
Todas as unidades utilizam materiais “Tempo”, do Positivo, que vem ao encontro da proposta pedagógica, em especial na parte de linguagem e tecnologias, facilitando o desenvolvimento dos “saberes escolares”. Conforme Alcione, além desse material, o programa trabalha com oficinas diversas, escolhidas pela comunidade escolar. Capoeira, Teatro, Coral, Dança, Xadrez, Banda Marcial, modalidades esportivas, artesanato, informática e projetos diversos elaborados pela equipe pedagógica. “Temos ainda os projetos do Econsciência, Trânsito e praticando os valores culturais, morais e éticos. Tudo isso tem valorizado o ensino integral e agradado as famílias que buscam cada vez mais a inserção dos filhos nos estabelecimentos onde dispomos da modalidade”, segue a secretária.
O período integral está previsto no Plano Municipal de Educação, tendo parcerias com a União, atuando com objetivo de ampliar gradativamente o atendimento às crianças. “Esperamos que neste ano tenhamos o fortalecimento da parceria com a União ao menos recebendo os recursos que estão previstos para a cidade”, diz.
Aumentando - O ensino integral tem aumentado nos últimos anos. A demanda é grande, mas a secretaria de Educação precisa seguir conforme a capacidade física e financeira de atendimento aos estudantes. “Em 2012, apenas a escola Newton Mendes recebia recursos federais. Trabalhamos para melhorar os repasses para a cidade e já conseguimos recursos para oito estabelecimentos. A tendência é que todos os estabelecimentos sejam inseridos no período integral, podendo chegar, até 2025, ao atendimento de 25% de toda comunidade escolar de 6 até 12 anos. Hoje atendemos em torno de 12%”, informa.
Critérios - Para as famílias que buscam a participação no projeto, devem levar em conta que os principais critérios são: os pais estarem trabalhando, a renda per capita de menor pra maior (as famílias de baixa renda com prioridade). “É preciso ficar atento ao que exige a lei. Em caso de um dos pais deixarem de trabalhar, a criança automaticamente não poderá frequentar mais o período integral, abrindo espaço para aquelas crianças da fila de espera”.