A Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Sustentável de Joinville (Ippuj), realiza nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a audiência pública para discutir o Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA). Será das 19 às 22 horas, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.
O PDTA consiste em atender e seguir as diretrizes, ações e metas dos eixos “transporte a pé” e por “transporte por bicicleta” do Plano de Mobilidade Urbana de Joinville (PlanMOB), oficializado por decreto em março do ano passado.
As propostas de rede cicloviária e de caminhabilidade para o município estão no Caderno Prévio do Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA), que está disponível no site do Ippuj.
O documento tem 137 páginas e é resultado de um trabalho de mais de dois meses realizado por técnicos do Ippuj, reunindo informações de munícipes por meio de pesquisas online e reuniões presenciais.
O edital de convocação da audiência foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville. A audiência começa com a apresentação do Plano, que pode levar até 1h30. Depois, será aberto espaço para os participantes fazerem suas sugestões e tirarem dúvidas, de forma oral ou por escrito.
“Pedimos que as pessoas leiam o Caderno Prévio antes da audiência para dar contribuições e esclarecer dúvidas dentro do que já está previsto”, orienta Luiz Fernando Hagemann, coordenador de Projetos da Unidade de Planejamento do Ippuj.
Depois da audiência pública, o Ippuj fará os ajustes necessários e encaminhará a proposta final do PDTA para Procuradoria do Município.
Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mailplanmob@joinville.sc.gov.br.
O PDTA
O objetivo geral do Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA) consiste em atender e seguir as diretrizes, ações e metas dos eixos “transporte a pé” e por “transporte por bicicleta” do PlanMOB.
Objetivos específicos:
- estabelecer método e critérios de avaliação quantitativa e qualitativa de calçadas e vias cicláveis;
- estabelecer os padrões de infraestrutura e sinalização, incluindo critérios de segurança viária que deverão ser consideradas em legislações complementares;
- propor a rede urbana de caminhabilidade e cicloviária do município;
- definir diretrizes para campanhas educativas.