Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Receita de merendeira de Mafra é única finalista de SC em concurso nacional

Terça, 02 de fevereiro de 2016

 

Jucélia Alves Boneta foi a única representante do estado na competição Melhores Receitas, que reúne pratos de merendeiras de todo o País

Receita de merendeira de Mafra é única finalista de SC em concurso nacional Divulgação/Divulgação
Jucélia Alves Boneta (direita) e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Kundlatsch, participaram de cursos com profissionaisFoto: Divulgação / Divulgação
Chayenne Cardoso

chayenne.cardoso@an.com.br

A receita de nhoque de abóbora de Jucélia Alves Boneta ganhou destaque nacional. A merendeira de Mafra, Planalto Norte de Santa Catarina, foi a única representante do estado a chegar à final concurso Melhores Receitas, promovido pelo Ministério da Educação.



No fim de janeiro, 15 merendeiras participaram de capacitações e da prova final do concurso durante cinco dias em Brasília. Na competição, Jucélia conta que ficou nervosa com os jurados e  acabou não ficando entre as cinco finalistas. Mas afirma que a experiência foi única e vai levar todo conhecimento adquirido para seu trabalho. 

- Jamais imaginei que chegaria entre as 15 finalistas e a única de Santa Catarina. Me inscrevi para ver o que ia dar, sem imaginar que chegaria ao nacional depois de duas etapas.  Foi único, porque levei minha receita de nhoque de abóbora com reaproveitamento de alimentos e também aprendemos sobre isso durante o curso – afirma.

A história do nhoque de abóbora surgiu quando os alunos do Centro de Educação Infantil Restinga não gostaram de um quibebe de abóbora. Jucélia não quis desperdiçar a fruta e preparou o nhoque no dia seguinte. Depois das crianças comerem tudo, o prato foi apresentado para nutricionista do município e incluindo na merenda de todos os alunos da rede municipal.

- Há três anos que todos comem minha receita de nhoque de abóbora. O engraçado que eu nunca tinha feito com abóbora. Só aproveitei aquela fruta para não ir para o lixo e deu certo. Um prato simples possibilitou que eu viajasse pela primeira vez de avião e conhecesse pessoas de diversas regiões - relembra.

Há pouco mais de uma década, Jucélia cozinha para crianças mafrenses. A motivação de Jucélia é o amor que sente ao preparar os pratos. Segundo a merendeira, ela busca sempre se aperfeiçoar por meio de cursos e também busca levar um sabor novo para o paladar das pessoas.

- Eu simplesmente amo o que faço. Não me imagino fazendo outra coisa, a não ser cozinhar e cozinhar – conta.

Confira a receita do Nhoque de Abóbora:

Ingredientes

2 1/2 Xícara de chá de Abóbora, cozida, pecoço curvo ou reto, congelado, sem preparo
• 2 Xícara de chá de Farinha, de trigo
• 1 Unidade média de Ovo, de galinha, inteiro, cru
• 2 Xícara de chá de Tomate, com semente, cru
• 1 Xícara de chá de Cebola, crua
• 2 Colher de sopa de Margarina, comum, óleo não especificado, com sal
• 1 Colher de chá de Tempero a base de sal
• 1 Colher de chá de Salsa, crua
• 3 Pedaço médio de Frango, sobrecoxa, só carne, cozido, ensopado

 Modo de preparo

Cozinhe a abóbora com água e sal até ficar macia, escorra e passe pelo espremedor de deixe esfriar.Reserve a água do cozimento para usar se houver necessidade. Junte o ovo, o trigo e acrescente mais sal se necessário, mexe; se fica muito duro acrescente a água do cozimento. Faça as bolinhas de nhoque (em colheradas), coloque para cozinhar em água fervendo. Retire a medida que forem subindo à superfície. Coloque em uma travessa e cubra com o seguinte molho: Frite a cebola na margarina. Passe os tomates no liquidificador, acrescente ao refogado de cebola. Coloque tempero verde (cebolinha/salsinha) e o frango desfiado, deixe cozinhar bem, prove o sal e acrescente se houver necessidade. Observação: A abóbora deve ser madura.
Tempo de duração: 1h30 
Número de porções: 4 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA