Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Domingo é de chuva, e transtornos de temporal continuam em Porto Alegre

Domingo, 31 de janeiro de 2016

 

 

Diversas ruas seguem bloqueadas por árvores que caíram desde sexta (29).
Há semáforos desligados e moradores permanecem sem luz e sem água.

 

Do G1 RS

Domingo é de chuva e tempo nublado em Porto Alegre (Foto: Tatiana Lopes/G1)
Domingo é de chuva e tempo nublado em Porto Alegre (Foto: Tatiana Lopes/G1)

Em meio aos trabalhos para recuperar os estragos causados pelo temporal de sexta-feira (29) para sábado (30), o domingo é de chuva em Porto Alegre. A cidade segue com diversas ruas bloqueadas por árvores caídas, semáforos estão desligados, há pontos de alagamento e estabelecimentos fechados. Também há muitos moradores sem água e sem luz.

A prefeitura alerta para o risco de mais árvores caírem, principalmente nos parques Marinha e Farroupilha. A orientação é para que as pessoas não visitem esses locais e também não acessem áreas com aviso de isolamento.

Árvores seguem obstruindo ruas da capital gaúcha (Foto: Tatiana Lopes/G1)
Árvores seguem obstruindo ruas da capital gaúcha
(Foto: Tatiana Lopes/G1)

De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), no começo do dia havia 85 mil clientes sem luz. Na noite de sábado eram 165 mil. Além da falta de energia elétrica, moradores também são afetados pela falta de água.

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), somente a estação de bombeamento Tristeza, que abastece parte da Zona Sul, está funcionando. Não há um número divulgado sobre a quantidade de clientes sem o abastecimento. O órgão publica informações através das redes sociais.

Essa falta de água ocorre pela falta de energia elétrica, porque dessa maneira as estações de bombeamento não funcionam. A CEEE destacou equipes para trabalhar nas estações São João, Moinhos de Vento e Menino Deus.

A estação Belém Velho, que havia voltado a funcionar durante o dia no sábado, voltou a parar à noite. Somente a Tristeza seguia em funcionamento, informou o Dmae.

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são 11 árvores bloqueando ruas, além dos galhos caídos, que também dificultam as passagens. Há 22 semáforos desligados neste domingo. Sobre pontos de alagamento, a EPTC contabiliza oito.

Durante o sábado, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana removeram cerca de 360 toneladas de escombros e restos de árvores das ruas da cidade.

Estabelecimentos comerciais que fecharam no sábado em razão dos danos causados pelo temporal seguem fechados neste domingo. São os casos do Jardim Botânico do Rio Grande do Sul e do Shopping Praia de Belas, dois dos locais públicos mais atingidos.

O city tour Linha Turismo interrompeu operações por tempo indeterminado. Nova avaliação será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) na segunda-feira (1).

EPTC trabalha para reativar semáforos desligados pelo temporal (Foto: Divulgação/EPTC)EPTC trabalha para reativar semáforos desligados pelo temporal (Foto: Divulgação/EPTC)

Ventos de quase 120 km/h

De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania na noite de sexta (29) chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico.

O meteorologista Cléo Kuhn explicou que o temporal foi causado pelo encontro  da frente fria que originou a chuva com uma massa de ar quente, o que ocasionou a formação de nuvens que se aproximaram do solo. Ele vê "grande possibilidade" de que a cidade tenha sido atingida por um tornado.

"A gente vê materiais retorcidos em tudo quanto é canto, e os materiais ficam retorcidos porque o vento gira. O que vai determinar se foi um tornado é a avaliação dos estragos, o jeito que as árvores quebram", explicou.

>> FOTOS: veja como Porto Alegre ficou após o temporal

Exército e BM auxiliam na recuperação
Em reunião ainda na tarde de sábado, entre o prefeito em exercício Sebastião Melo e os titulares das secretarias, foi definido que quatro equipes de 10 militares auxiliarão a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) na recuperação de Porto Alegre.

Na manhã deste domingo, uma equipe do Exército trabalhava na retirada de uma árvore que caiu na Avenida Aureliano Figueiredo Pinto com a João Alfredo.

Árvores da rua Gonçalo de Carvalho foram derrubadas pela força do cento em Porto Alegre  (Foto: Reprodução / RBS TV)
Árvores da rua Gonçalo de Carvalho caídas no sábado (29) em Porto Alegre (Foto: Reprodução / RBS TV)


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA