Com relação à nota divulgada pelo Sinsej sobre a superlotação no Pronto-socorro do Hospital Municipal São José (HMSJ), a Prefeitura de Joinville esclarece que:
Estranha a posição do sindicato em dizer que nada foi feito, pois em conversa da direção com os representantes na terça e quarta-feira (27) foi explicado o plano de ação para aliviar a situação em que se encontra o pronto-socorro da unidade;
Conforme relatado na reunião com representantes do Sindicato, foi informado a eles que as peças estão a caminho de Joinville, vindas das cidades de Porto Alegre e Florianópolis, com previsão de chegada às 17h no HMSJ, e que a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos de ar-condicionado se comprometeu a efetuar o serviço ainda nesta quarta-feira (27).
Em relação à superlotação, pacientes estão sendo encaminhados aos hospitais de retaguarda; cirurgias dos pacientes do pronto-socorro estão sendo agilizadas com os médicos; o serviço de atendimento domiciliar da Secretaria da Saúde também passará a atender os pacientes do HMSJ, acelerando a desospitalização; pessoas com possibilidade de aguardar cirurgias em casa estão sendo avaliadas e liberadas; nos próximos dias haverá um aumento na oferta de leitos com a conclusão de obras de melhorias na antiga UTI e na ala JS.
Informamos que oito servidores do pronto-socorro não compareceram aos postos de trabalho na terça-feira e também nessa quarta-feira, por conta de apresentarem atestado médico, fazendo com que a direção precisasse remanejar servidores de outros setores do hospital para suprir a necessidade.
Ressaltamos ainda que apenas neste início de 2016 houve um aumento de 30% na procura pelos serviços de saúde pública municipal de Joinville, em decorrência da crise econômica, com muitos trabalhadores perdendo os planos privados, aumentando a demanda consideravelmente.
A Prefeitura de Joinville reforça o compromisso de sempre trabalhar pela melhoria constante do atendimento na saúde para a população joinvilense.