Mercedes-Benz encerrou 2015 com 47% de aumento nas vendas e o maior crescimento entre as marcas Premium no Brasil
A Mercedes-Benz do Brasil encerrou 2015 com resultados expressivos nas vendas de automóveis premium. Entre janeiro e dezembro a marca registrou 17.525 unidades emplacadas, impactando no maior crescimento entre as marcas do segmento, com 47%, comparado ao fechamento de 2014.
Em Santa Catarina, o Grupo DVA – concessionário catarinense exclusivo dos carros de luxo Mercedes-Benz, com showrooms em São José, Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville – assume 6,6% desta fatia nacional. Aqui, atingiu expressivos 50% em relação ao ano anterior com 1.154 veículos emplacados, se posicionando como a líder absoluta no segmento de automóveis premium no Estado em 2015. “Acreditamos que a preferência pelos automóveis Mercedes-Benz se dá não apenas pela tradição da marca, mas muito pelo seu conceito em qualidade, inovação, alta tecnologia, aliada a lançamento de modelos mais esportivos e atrativos, como Classe C e Classe GLA. A manutenção de valor para os carros semi novos da Marca certamente da mais segurança e tranquilidade aos clientes, tornando-se grande diferencial dentre as marcas neste segmento. Mas ainda contam bastante outros fatores, como o rigoroso treinamento pós-venda e a facilidade da assistência técnica especializada nas próprias revendas”, considera Paulo Toniolo Jr, diretor do Grupo DVA.
Praticamente todos os modelos da Mercedes-Benz vendidos no Brasil foram líderes de venda em seus respectivos segmentos. Somente o Classe C sedã registrou no Brasil 7.532 unidades comercializadas, o equivalente a mais de 40% do mix de vendas da marca em 2015. Lançado em 1982 e em sua quinta geração, o modelo é o mais vendido pela Mercedes-Benz e em 2015 atingiu seu recorde no País, sendo o veículo com maior número de emplacamentos em todo o segmento premium. Outro fator que influenciou o aumento de vendas no ano foi o crescimento na representatividade das versões SUV. Entre todos os modelos do portfólio, 5.856 unidades foram emplacadas, em comparação com os 2.053 veículos vendidos em 2014.
A marca atingiu números significativos em todas as regiões do país, reflexo do investimento realizado para inauguração de novos concessionários, passando de 45 para 52 pontos – conforme anunciado pelo próprio presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Philipp Schiemer, em sua passagem por Florianópolis em janeiro do ano passado.
Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina, confirma exatamente esta versão e diz mais: “O ano passado foi realmente importante para o segmento premium. Ao mesmo tempo em que observamos um crescimento, tivemos um aumento de competitividade entre as marcas. É satisfatório fazer um balanço dos últimos meses e perceber que as metas traçadas foram cumpridas, resultando em uma participação de mercado de 34%. Para este ano de 2016 Marquardt anuncia lançamentos de utilitários esportivos que chegam para completar a linha neste segmento, com objetivo de atrair novos clientes. “Este será o ano do SUV para a Mercedes-Benz no Brasil”, antecipa o diretor geral.
Com inauguração prevista para o primeiro trimestre deste ano, a nova fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP) produzirá o Classe C e o GLA, ambos com motorização flexível – atendendo à demanda do mercado brasileiro. Ainda para este 2016, a marca anuncia 27 lançamentos, incluindo novas carrocerias e reformulações de modelos presentes no portfólio.
Novos pontos de venda em Santa Catarina
O Grupo DVA estuda, juntamente com a Mercedes-Benz, a eventual abertura de dois novos pontos no Estado, sendo um na Região Oeste e outro na Região Sul, para dar mais conforto aos seus clientes, especificamente na área de pós-vendas, facilitando na revisão e manutenção dos carros.