Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

IFC inicia atividades ainda no primeiro semestre

Quarta, 06 de janeiro de 2016



 

 

As obras do campus do IFC (Instituto Federal Catarinense), em São Bento do Sul, estão na reta final. No início de fevereiro o prédio deve receber os primeiros equipamentos e mobiliário e a previsão é iniciar as atividades ainda no primeiro semestre, com dois cursos de qualificação com duração de 160 horas cada. No segundo semestre deste ano serão ofertados os primeiros cursos técnicos. Em 2017 começam as turmas do ensino integrado, uma nova modalidade para o município, pois possibilita que o aluno curse o ensino médio juntamente com a formação técnica em três anos.

Na manhã de terça-feira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jota Pierin, e o assessor de governo, Tadeu do Nascimento, visitaram o IFC. “Realmente, falta bem pouco para a obra ser entregue e ficou tudo muito caprichado, será um lugar muito agradável para estudar”, observou Jota. Ele também destacou a valorização e o desenvolvimento que a obra vai trazer ao bairro Centenário. “O IFC nem começou a funcionar e o seu entorno já se modificou, com novas construções e até novos comércios”, destacou.

Aproximadamente R$ 15 milhões foram investidos pelo Governo Federal na construção do Instituto. “Foi necessário fazer alguns aditivos para adequar a estrutura a todos os equipamentos que virão. Tivemos, por exemplo, que utilizar um gerador de energia mais potente que o previsto”, explica o diretor de ensino do IFC, Samuel Werlich. Inicialmente o custo estimado era de R$ 12 milhões. O terreno, doado pela prefeitura, tem 42,5 mil metros quadrados e a área construída é de 5.792 metros quadrados. Além de 12 amplas salas de aula, o campus conta com quadra poliesportiva coberta, terá três laboratórios de informática, laboratórios de química, física, biologia, dois laboratórios especiais, refeitório e cantina cercados de vidro.

Pelo campus espalham-se áreas de convivência, com bancos e jardins, além de passagens calçadas de um bloco a outro. Também há um pequeno bosque no local. “É coisa de primeiro mundo”, define Nascimento. A unidade do IFC em São Bento do Sul terá capacidade para atender cerca de 1500 estudantes. Além dos cursos técnicos, do ensino médio integrado e dos cursos de qualificação, no futuro, o campus também deve receber cursos superiores. Em abril do ano passado, uma audiência pública discutiu com a comunidade quais as áreas de interesse. Cursos de licenciatura, meio ambiente, turismo e saúde foram algumas das demandas apresentadas.

Para o prefeito Fernando Tureck, a implantação do IFC em São Bento do Sul traz novas oportunidades de crescimento, sobretudo aos jovens. “A região do bairro Centenário transforma-se em um grande centro tecnológico e do conhecimento, pois concentra a Udesc, Itefetep, o Cedup, o Centro de Inovação e agora o IFC”, afirma.

Saiba mais

O Instituto Federal Catarinense (IFC) foi criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, possui 15 unidades no estado e sua proposta é aproximar o diálogo com a realidade local e regional, a fim de buscar soluções, em especial aquelas relacionadas à educação profissional, sempre com o compromisso de ofertar educação pública gratuita e de qualidade.

Programas de bolsa de Pesquisa e Iniciação Científica e de Extensão despertam nos estudantes a curiosidade e o interesse em buscar e desenvolver conhecimento além das atividades rotineiras.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA