Mesmo na antevéspera do Natal houve trabalhos de compactação na rua Mathias Nossol, que está sendo preparada para receber pavimentação. Na manhã de quarta-feira (23), o prefeito Fernando Tureck esteve na obra. O trabalho de drenagem está concluído e as caixas de bocas de lobo já preparadas. Agora, a obra está na fase de colocação da sub-base, com rachão, por isso a necessidade de usar o rolo de compactação.
Conforme o engenheiro da prefeitura, Raphael Bedin Bueno, que supervisiona a obra, foram utilizados tubos de quatro tamanhos diferentes: de 40 cm de diâmetro em 673,30 metros de extensão; de 60 cm em 349,95 metros e tubos de 80 cm e de um metro de diâmetro no restante da via.
A Bracor, empresa responsável pela obra, também efetuou terraplanagem e regularização do solo para retirada dos trechos moles e substituição por material mais resistente. “Apesar do excesso de chuva dos últimos meses, o ritmo das obras fluiu bem. Temos que destacar a colaboração dos moradores e demais pessoas que trafegam pelo local, pois tanto a drenagem como preparação da sub-base causam algum transtorno, mas é necessário para um conforto futuro”, afirmou o prefeito Fernando Tureck.
O investimento para pavimentar um trecho de um quilômetro da Mathias Nossol é de 1 milhão e 165 mil reais, com recursos do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina). Outros 740 metros da via já foram pavimentados, com recursos obtidos pelo deputado federal Mauro Mariani, no início desta gestão.
Também integram o projeto obras complementares, que incluem reaterro da área de passeio, colocação de meio-fio e base de brita graduada, a fim de facilitar a construção das calçadas.