O investimento no trecho de um quilômetro da Mathias Nossol é de 1 milhão e 165 mil reais, com recursos do Badesc
São Bento – Quem trafega pela rua Mathias Nossol, nas proximidades da Móveis Paulo, deve estar atento ao movimento de máquinas e caminhões por conta das obras de pavimentação. Trabalhadores da Bracor, empresa vencedora da licitação, fazem a colocação dos tubos de concreto para garantir a drenagem da via. Nesta fase, é necessário escavar toda a margem da rua e encaixar uma a uma as peças da tubulação.
Na tarde de quarta-feira (18), o prefeito Fernando Tureck e o vice, Arildo Gesser, acompanharam o andamento da obra. “A drenagem é muito importante para garantir o correto escoamento das águas da chuva, de modo que a água não estrague a via, depois de pronta, nem cause transtorno aos moradores”, afirmou Tureck. O investimento no trecho de um quilômetro da Mathias Nossol é de 1 milhão e 165 mil reais, com recursos do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina).
Conforme o engenheiro da prefeitura Raphael Bedin Bueno, que supervisiona a obra, serão utilizados tubos de quatro tamanhos diferentes. São 673,30 metros de 40 cm de diâmetro e 349,95 metros de tubos de 60. “Numa extensão de 98,55 metros, temos que usar tubos de 80 cm e em mais 100 metros vão tubos de um metro de diâmetro”, explica Raphael.
Depois de feita a drenagem, a próxima fase é de terraplanagem e regularização do solo. “Nessa etapa, a empresa vai retirar os trechos de solos moles e substituir por material mais resistente”, conta o engenheiro. Em seguida vem a colocação de sub-base, com rachão, e da base, coberta pela capa asfáltica. A última etapa é a sinalização.
A Bracor também fica responsável pelas obras complementares, que incluem reaterro da área de passeio e colocação de meio-fio e base de brita graduada. “Assim fica mais fácil para os moradores fazerem suas calçadas depois”, comentou o vice-prefeito Arildo Gesser.
O prefeito Fernando Tureck lembra que, já no primeiro ano de gestão, houve a pavimentação de 740 metros da Mathias Nossol, com recursos obtidos pelo deputado federal Mauro Mariani.