São Bento – Cerca de 200 folcloristas apresentam-se, neste sábado (14), no Festival do Folclore. O evento, que contará com a participação de dez grupos, começa às 17:00, no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, com entrada franca. O evento é uma promoção da Fundação Cultural e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Participam do festival grupos de São Bento do Sul e Rio Negrinho, com coreografias das etnias germânica e polonesa, além de capoeira e dança gaúcha. Depois das apresentações, haverá jantar de confraternização para os folcloristas.
A realização do Festival do Folclore integra o projeto “Valorizando a dança germânica e polonesa em São Bento do Sul”, aprovado pelo IPHAN e que recebeu recursos do Governo Federal. Oito grupos do município participam das ações desenvolvidas pelo projeto, que incluem pagamento de ajuda de custo aos coreógrafos, realização de oficinas coreográficas, arranjos e gravação de músicas antigas utilizadas nos ensaios, viagens e alimentação para apresentação dos grupos em cidades da região, além da confecção de um catálogo com histórico, fotos e contatos de cada grupo. “A gravação dos arranjos musicais já está em andamento, com músicas de domínio público e que foram escolhidas pelos próprios grupos”, explica a diretora de Cultura, Marla Hübl Kaiser. “Como são músicas bem antigas, geralmente os grupos ensaiavam com cópias de baixa qualidade sonora. Com as novas gravações esse problema será resolvido”, completa.
O presidente da Fundação Cultural, Robson Rodrigues, informou que os recursos obtidos junto ao IPHAN, no valor de R$ 100 mil, permitiram dar novo impulso aos grupos existentes no município. “Como o edital visava apoiar grupos de imigração, as etnias polonesa e germânica, que possuem grupos foclóricos ativos, puderam ser beneficiadas”, explica. Na opinião de Rose Marie Scharff, uma das folcloristas mais tradicionais de São Bento do Sul, a iniciativa do IPHAN de valorizar o patrimônio imaterial de imigração é fundamental. “As pessoas que trabalham com folclore fazem isso por amor à causa e todo incentivo é bem-vindo”, afirma.
Grupos participantes do Festival
CTG Querência do Tio Bento; Grupo Artístico Guerreiros Camará; Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald; Grupo Folclórico Germânico Blumental; Grupo Folclórico Germânico da EEB São Bento; Grupo Folclórico Germânico Holstein; Grupo Folclórico Germânico Oberland; Grupo Folclórico Polonês Hercílio Malinowsky; Jäger Volkstanzgruppe e Lustig Tanzgruppe da 3ª idade.