Veículo fabricado pelos estudantes de Engenharia Automotiva com o patrocínio de empresas catarinenses como a Tuper vai participar da Competição Fórmula SAE, que acontece em Piracicaba (SP) entre os dias 1 e 4 de outubro
A Equipe Fórmula CEM, formada por estudantes de Engenharia Automotiva do Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM) da UFSC Joinville está pronta para representar a cidade na Competição Nacional Fórmula SAE 2015. Depois de meses de trabalho e dedicação, eles apresentam o veículo à comunidade no dia 29 de setembro, às 19 horas, no saguão do Bloco E da UFSC Joinville, no bairro Santo Antônio. No dia 30 de setembro, às 20 horas, a equipe embarca para Piracicaba, no interior paulista, levando na bagagem o carro, muita determinação e boa dose de otimismo.
Realizada desde 2005 pela Associação dos Engenheiros da Mobilidade do Brasil (SAE Brasil), a Competição Fórmula SAE envolve futuros engenheiros em um caso real de desenvolvimento de um projeto, desde a concepção, detalhamento, construção, testes de campo e produção até a competição. Durante três dias, a Equipe Fórmula CEM, de Joinville, enfrentará outros 37 inscritos na modalidade carro a combustão.
Na competição, os veículos passam por provas estáticas (relatórios, apresentações, provas de design, de custos, inspeção técnica, ruídos etc) e dinâmicas (freio, aceleração, auto cross, enduro de resistência, consumo de combustível etc), avaliando a performance na pista. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, garantindo que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.
Em atividade desde 2010, a equipe Fórmula CEM participa do evento nacional com o objetivo de buscar o intercâmbio de técnicas e conhecimentos por meio de aplicações práticas. Neste ano, os estudantes da UFSC Joinville apostaram em novas tecnologias e materiais de vanguarda para o desenvolvimento do veículo. Como resultado, conseguiram reduzir em 40% o peso do chassi, mantendo a resistência e a segurança exigidas pela comissão organizadora da competição. O veículo contempla ainda quesitos como desempenho mecânico e estrutural, conforto (carro compacto e ergonômico), meio ambiente (menor peso e eficiência energética) e custos reduzidos.
Para colocar o projeto em prática, a equipe Fórmula CEM contou com o patrocínio e a consultoria técnica de empresas catarinenses, como a Tuper, de São Bento do Sul; a ArcelorMittal Vega, de São Francisco do Sul, a Termotécnica e a FastParts, de Joinville. Além de fornecer os escapamentos, a Tuper produziu os tubos para a montagem do chassi utilizando aço Dual Phase 980 de alta resistência mecânica fornecido pela ArcelorMittal Vega.
Já a Termotécnica foi a responsável pelo molde em EPS de alta densidade para a laminação da carenagem, auxiliando também no desenvolvimento do assento do piloto em EPS e na usinagem de elementos mecânicos, como pedais e volantes. A FastParts forneceu soluções inovadoras na fabricação da carenagem e dos elementos aerodinâmicos do veículo, assim como na prototipagem do volante e do exaustor de ar acoplado ao motor.
Outras entidades e empresas também apoiaram o projeto, entre elas a Yokohama (pneus e rodas), Indek (aços, ligas de alumínio e cobre eletrolítico), Fiesc/Senai (serviços especializados de soldagem do chassi, braços de suspensão e pedal box e usinagem de elementos), Ciser (repasse financeiro e soluções em fixadores) e Apolo Trailer, que cedeu uma carreta fechada e estilizada para o transporte do veículo até o local da competição.