Termina no dia 31 de agosto a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, causadora da paralisia infantil
São Bento – Todas as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem receber as gotinhas, disponíveis em todas as unidades de saúde do município. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00. Mesmo quem já tomou doses anteriores precisa receber a vacina novamente.
Em São Bento do Sul, até ontem, quinta-feira 27, 80% das crianças haviam sido vacinadas. A meta estipulada, que é de 95% do público-alvo.
Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, inclusive, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.
Diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Luciane Scatolon, solicita que os pais levem a carteira de vacinação para verificar se as demais vacinas estão em dia.