Apesar do mês de julho ter sido o mais quente dos últimos 54 anos, o turismo de inverno em Santa Catarina ajudou a reverter uma perspectiva negativa que acompanhava o setor desde o início do ano. Foi a primeira vez em 2015 que a taxa ocupacional mensal dos hotéis superou o mesmo período do ano passado. Número que não dependeu apenas da Serra catarinense.
— Todas as regiões turísticas apresentaram melhora, com exceção do Vale do Contestado e do Grande Oeste. Vale destacar o Vale Europeu, que teve um acréscimo de quase 20% na taxa ocupacional — comenta Samuel Koch, diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC).
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O hotel Sofitel, em Florianópolis, é um dos que celebra a boa ocupação para a época do ano, em especial pelo turismo de eventos.
Indicativo de que o verão pode ser melhor
Nem mesmo o verão deste ano havia sido melhor do que no ano passado. Os feriados também não superaram os números de 2014. Por isso, mesmo com um crescimento abaixo de 10%, os resultados de julho foram comemorados pelo setor turístico. Um indicativo de que o verão pode ser melhor nesta temporada.
— Estamos vendo uma procura grande de operadoras, agências de viagem e hotelaria. E não só do Brasil, mas também da América do Sul — disse o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
A Serra Catarinense, principal destino de turistas na estação mais fria do ano, manteve a margem de 70% de ocupação. Já a região de águas Termais passou de 40% para 56% de ocupação, e o Vale Europeu foi de 41% para 60%. Florianópolis também registrou aumento. A ocupação dos hotéis aumentou de 41% para 43% em julho.
— Não é um aumento muito significativo, mas é um alento. Vamos ter um indicativo melhor para a temporada se houver esse aumento em outubro — disse Estanislau Bresolin, presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC.

Alta do dólar pode favorecer o turismo de Santa Catarina
Os números da hotelaria no primeiro semestre eram preocupantes. Um marco simbólico é o comparativo de como estavam as ocupações durante os feriados em Santa Catarina. O resultado geral do Carnaval, por exemplo, caiu 30 pontos percentuais. Passou de 70% em 2014 para apenas 40% neste ano.
Já no feriado da Páscoa, a queda não foi tão grande, mas ainda assim significativa, sendo registrada ocupação de 53% dos quartos de hotéis catarinenses contra 75% no ano passado.
Campanha dentro e fora do brasil
Desde o final de maio, em junho e em parte de julho, a Santur fez sua maior campanha de divulgação dos atrativos turísticos de Santa Catarina no Brasil e no exterior. A entidade investe energia para reforçar sua posição no turismo nacional.
Um trabalho que está sendo realizado de forma conjunta com a Embratur para também alcançar os países da América do Sul.
— Estivemos no Paraguai e no Peru e agora estamos indo ao Chile e à Argentina. Esforço também é conjunto com o governo federal do Brasil — disse o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
A aposta do governo de Santa Catarina está associada a um comportamento da economia. Em anos de alta do dólar, é comum que as pessoas troquem as viagens internacionais por destinos dentro do Brasil, já que fica mais caro montar roteiros para países como Argentina, Chile, Europa ou Estados Unidos.
— A insegurança (da crise econômica) preocupa, com certeza. Mas temos uma expectativa de que o cenário vá melhorar — afirma o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.