por Silvia Mattar
A educação ambiental na escola, envolvendo todo o quadro de professores,
funcionários e alunos, vem como um processo de reconhecimento de valores e
esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e
modificando as atitudes em relação ao meio e aos princípios sociais e ambientais da
coletividade.
Diante da problemática ambiental amplamente discutida, a escola aparece como
um espaço onde o aluno dá sequência ao processo de formação de valores e
socialização. O que nela é feito, dito e valorizado representa um exemplo daquilo
que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos
devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a
formação de cidadãos responsáveis.
A educação ambiental torna-se mais urgente uma vez que, quando aplicada da
forma correta, representa uma importante ferramenta transformadora da
sociedade, catalisando a formação de novos valores e impulsionando o
conhecimento do ser humano para várias direções - inclusive a percepção ambiente
ao seu redor. Integrar programas de educação ambiental na escola possibilita a
aproximação do ambiente natural ao aluno, fazendo com que este perceba que faz
parte do ambiente e que deve cumprir um papel na proteção do meio em que vive.
Trabalhar a Educação Ambiental na escola como forma de programas paralelos
envolve a construção de atitudes e competências com toda a comunidade escolar
que, baseada no Seminário de Belgrado (1975), estruturam-se em: consciência,
conhecimento, atitudes, aptidões, capacidade de avaliação e de ação autocrítica no
mundo. Torna-se possível, diante dessa perspectiva, dentro da comunidade escolar,
aplicar ações que abrandem as necessidades locais com intervenções no dia a dia.
Ao implementar um programa de Educação Ambiental, facilita-se aos alunos e aos
professores a compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença
humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadão.
Desenvolvem-se, assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e a
avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio
em que vivem. Esse processo permitirá aos alunos e professores não só a
atualização de seus conhecimentos na área ambiental, mas também conhecer e
levantar os problemas ambientais ao seu redor.
Os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e
contextualizados com a realidade circundante auxiliarão o aluno a perceber a
relação entre os fatos e a ter uma visão holística. A Educação Ambiental procura
manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O
dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente
com as especificidades locais é resumido no seguinte lema, segundo a Unesco
(1999): pensar globalmente, agir localmente.
* Silvia Mattar é Gestora do Ensino Fundamental II do Colégio Positivo, Bióloga, mestre em Gestão