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Educação ambiental na escola

Quarta, 19 de agosto de 2015

por Silvia Mattar

A educação ambiental na escola, envolvendo todo o quadro de professores,

funcionários e alunos, vem como um processo de reconhecimento de valores e

esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e

modificando as atitudes em relação ao meio e aos princípios sociais e ambientais da

coletividade.

Diante da problemática ambiental amplamente discutida, a escola aparece como

um espaço onde o aluno dá sequência ao processo de formação de valores e

socialização. O que nela é feito, dito e valorizado representa um exemplo daquilo

que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos

devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a

formação de cidadãos responsáveis.

A educação ambiental torna-se mais urgente uma vez que, quando aplicada da

forma correta, representa uma importante ferramenta transformadora da

sociedade, catalisando a formação de novos valores e impulsionando o

conhecimento do ser humano para várias direções - inclusive a percepção ambiente

ao seu redor. Integrar programas de educação ambiental na escola possibilita a

aproximação do ambiente natural ao aluno, fazendo com que este perceba que faz

parte do ambiente e que deve cumprir um papel na proteção do meio em que vive.

Trabalhar a Educação Ambiental na escola como forma de programas paralelos

envolve a construção de atitudes e competências com toda a comunidade escolar

que, baseada no Seminário de Belgrado (1975), estruturam-se em: consciência,

conhecimento, atitudes, aptidões, capacidade de avaliação e de ação autocrítica no

mundo. Torna-se possível, diante dessa perspectiva, dentro da comunidade escolar,

aplicar ações que abrandem as necessidades locais com intervenções no dia a dia.

Ao implementar um programa de Educação Ambiental, facilita-se aos alunos e aos

professores a compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença

humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadão.

Desenvolvem-se, assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e a

avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio

em que vivem. Esse processo permitirá aos alunos e professores não só a

atualização de seus conhecimentos na área ambiental, mas também conhecer e

levantar os problemas ambientais ao seu redor.

Os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e

contextualizados com a realidade circundante auxiliarão o aluno a perceber a

relação entre os fatos e a ter uma visão holística. A Educação Ambiental procura

manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O

dever de reconhecer as similaridades globais, enquanto se interagem efetivamente

com as especificidades locais é resumido no seguinte lema, segundo a Unesco

(1999): pensar globalmente, agir localmente.

* Silvia Mattar é Gestora do Ensino Fundamental II do Colégio Positivo, Bióloga, mestre em Gestão



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