Além de já apresentar uma diversidade de produtos como hortaliças, frutas, embutidos, pescados, pães, doces, bebidas artesanais, conservas e derivados de leite, a Feira Livre da Agricultura Familiar, realizada todas as quartas e sextas-feiras, no período da manhã, anexa ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper, traz novidades para os seus clientes.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lírio Volpi, para incentivar ainda mais a economia rural do município, a feira abriu espaço para a exposição e venda de orquídeas e plantas ornamentais e também artesanatos. Os resultados já superam as expectativas.
“A feira que já era uma ótima pedida para quem gosta de comprar produtos frescos, de qualidade e com o melhor preço, direto da agricultura familiar, tem agora mais opções”, comenta. De acordo com o diretor de Pecuária, Bernardo Becker, a venda de hortaliças também teve incremento significativo, mesmo sendo uma novidade na feira.
“Vendemos couve-flor, aipim, alface, batata doce, cebola e uma série de outras verduras e hortaliças aqui na feira. Essas vendas hoje compõem o carro-chefe da nossa renda familiar”, diz a agricultora Clara Panstein, do Rio Vermelho, e que dá sequência aos trabalhos iniciados pelo pai a cerca de sete anos.
Claudinei Weiss, junto com a esposa Claudia e a filha Kauane, comemora o sucesso das vendas de orquídeas e plantas ornamentais na feira. Morador do bairro Progresso, ele conta que iniciou o plantio de orquídeas há pouco mais de 15 anos como um hobby e que hoje, devido à grande procura, optou pela feira como uma vitrine para seu produto. “Já no primeiro dia nos surpreendemos com a procura”, conta. Ele adianta que pretende trazer semanalmente novidades para a feira. “A intenção é toda semana trazer algo a mais para quem visita a feira”, comenta.
O artesanato produzido por Geise do Amaral também é opção da feira. Peças em tricô, crochê, panos de prato, pesos para porta, fronhas e até cobertas são algumas opções. “Tudo começou com peças feitas para parentes e conhecidos, optamos por ampliar e viemos para a feira”, explica Geise.
Horários de funcionamento: Em anexo ao Centro Administrativo, a feira acontece todas as quartas e sextas-feiras, das 6 às 12 horas. Nas quartas e sábados, a feira pode ser visitada na Praça Getúlio Vargas. Nos bairros a feira ainda acontece aos sábados, das 6 às 12 horas, em Oxford, Cruzeiro e Serra Alta. Neste último bairro a feira acontece ainda nas quartas-feiras, das 14 às 18 horas. A feira ainda acontece no bairro Brasília, ao lado do Laboratório São Francisco, nas terças e sábados de manhã e no Rio Vermelho Estação nos domingos pela manhã.