Na rua Antônio Kaesemodel teve queda de 27,4% no tráfego
São Bento – Dados coletados nas lombadas eletrônicas pelo Relatório Mensal de Fluxo por Velocidade/Pista demonstram que as mudanças no trânsito trouxeram resultados positivos para a melhor distribuição no fluxo de veículos, no sentido bairros-centro. O comparativo entre os meses de março (antes da modificação) e maio, aponta uma diminuição de 74.557 veículos na rua Antônio Kaesemodel, o que corresponde a uma queda de 27,4% no tráfego.
Na Avenida São Bento, também no comparativo entre março e maio deste ano, a lombada eletrônica registrou um acréscimo de 53.846 veículos, o que corresponde a um aumento de 25% em relação ao fluxo anterior à mudança. Além da melhor distribuição do tráfego entre as duas vias, a mudança também assegurou mais fluidez. Osmarino Siqueira, que trabalha com transporte de estudantes, passa todos os dias pela rua Antônio Kaesemodel e pela Avenida São Bento. “Antes eu perdia muito tempo para sair da João Pauli e acessar a Kaesemodel e, se tivesse caminhão na frente, era pior ainda. Agora o trânsito não para. Pra mim, que preciso buscar os estudantes no horário marcado, ficou muito bom”, avalia.
A estudante universitária Vanessa Smieguel passa pela Avenida São Bento todos os dias e retorna para casa pela Antonio Kaesemodel. “Ficou bem mais rápido chegar ao centro. Eu gostei bastante”, comenta.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Cássio Luiz Zschoerper, observa que as medidas adotadas incentivam o uso da Avenida São Bento, mas mantêm a opção de seguir pela Antônio Kaesemodel, acessando ruas laterais, após o cruzamento com a João Pauli. “Em horários de maior fluxo na São Bento, o motorista pode seguir pela Kaesemodel”, afirma. Zschoerper também lembra que a ideia de implantar um binário, com uma via só de ida ao centro e outra só de volta, chegou a ser estudada, mas se mostrou inviável por conta dos transtornos que seriam causados aos usuários do transporte coletivo e também pelo acúmulo de veículos que ocorreria no cruzamento da Estrada Rio Negro.
Para o diretor do Detru, Arno Heillmann, os números não deixam dúvida de que houve um melhor aproveitamento da Avenida São Bento. “A maioria dos motoristas com quem converso relata que o tempo de espera diminuiu”, afirma.
Em maio, o total de veículos que passou pela lombada eletrônica da rua Antônio Kaesemodel (sentido bairro-centro) foi de 197.521. Pelo equipamento instalado na Avenida São Bento, no mesmo período e sentido, passaram 268.029 veículos.