Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9), ocorre a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Desafios na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” é o tema dos debates deste ano. O encontro é aberto à participação de toda a comunidade, no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. A aber tura, no dia 8, começa às 19h30 e, na quinta-feira, a programação inicia às 8h30.
Conforme a presidente do Comde, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo da conferência é debater as políticas públicas através de uma abordagem ampla e agregadora. “Vamos tratar tanto de políticas setoriais, quanto do diálogo com outras temáticas afeitas aos direitos humanos, tais como gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida”, afirma Bianca Chiella. A etapa municipal também é preparatória para a a 4ª Conferência Nacional.
O Comde e a Secretaria de Assistência Social, organizadores do evento, esperam a participação de representantes de outros conselhos municipais, entidades de apoio ao atendimento a pessoas com deficiência, educadores, estudantes e pessoas com deficiência.
Após a palestra, que inicia às 9 horas de quinta-feira, os participantes se dividem em grupos para a discussão de três eixos temáticos: Identidade de gênero e raça, Diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social e Interação entre os poderes federados.
A secretária de Assistência Social, Rita Maria Dums, destaca que as conferências são momentos importantes de participação da comunidade. “É a hora de trazer sugestões, de opinar e ajudar a construir uma cidade cada vez melhor para todos”, comentou. A inscrição para a conferência pode ser feita no local e é gratuita.