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FAB apura qualidade de combustível do avião de Angélica e Luciano Huck

Terça, 26 de maio de 2015

 

Amostras do combustível, óleo e filtros são periciados em órgão em SP.
Investigação apura possibilidade de sujeira ou contaminação no tanque.

 

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo

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Técnicos do Seripa 4 e da Embraer recolhendo partes do avião com Angélica e Luciano Huck que fez pouso forçado em MS (Foto: Priscilla dos Santos/G1 MS)Técnicos do Seripa 4 e da Embraer recolhem partes do avião que fez pouso forçado com Angélica e Luciano Huck em MS (Foto: Priscilla dos Santos/G1 MS)

Os técnicos da Aeronáutica responsáveis por investigar o acidente com um avião que levavaAngélicaLuciano Huck e seus três filhos apuram a suspeita de que o combustível usado na aeronave pudesse estar com problemas, contaminado ou adulterado.

O piloto que trazia a família após a gravação de um programa no interior do estado para a capital,Campo Grande, teve que fazer um pouso forçado após constatar problemas no filtro do tanque de combustível, levando à perda de potência dos motores. Os apresentadores da TV Globo tiveram ferimentos leves e passam bem.

Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), amostras do combustível, do óleo do avião e os dois filtros dos motores foram retirados da aeronave acidentada, um Embraer modelo 820 C. Uma equipe da Embraer acompanhou o trabalho. O material foi levado para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em São José dos Campos (SP), onde será periciado.
 

Arte pouso forçado Angélica Luciano MS (Foto: Editoria de Arte/G1)

Os técnicos do DCTA vão analisar o processo de conservação dos fluídos, como foi a forma de abastecimento do combustível, se há mistura de químicos e também analisar a bomba do tanque.

A perícia também busca verificar se havia alguma falha nos filtros das bombas que irrigam os tanques do avião.

Já os sistema de combustíveis (que englobam os tanques e as bombas e estão localizado nas asas do modelo) continuam no local do acidente, uma fazenda a 30 km de Campo Grande.

Os investigadores estão nesta manhã desmontando a aeronave para que ela possa ser movimentada e analisada em um local seguro. A comissão que apura o acidente vai recolher os dois sistemas de combustível para tentar entender o que provocou o caso.

Perda de motor
Após o acidente, o piloto Osmar Frattini, de 52 anos, afirmou que, faltando de 10 a 25 minutos para completar o trajeto entre Miranda e Campo Grande, acendeu no painel o alarme de emergência que apontava uma falha no filtro de combustível do motor esquerdo e que, imediatamente, acionou a bomba auxiliar, mas que continuou sem resposta. (veja aqui o relato).

Ao G1, o  copiloto José Flávio de Sousa Zanatto confirmou que houve um problema na bomba que injeta combustível nos motores, causando o desligamento do primeiro motor e a queda de potência do segundo.

Até o momento, nenhuma hipótese para as causas dos problemas no avião foi descartada.

Como foi o acidente
O casal de apresentadores, os filhos e as babás estavam no avião que fez pouso forçado em uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande na manhã de domingo (24).

A Santa Casa de Campo Grande informou em nota, divulgada por volta das 15h do domingo, que não foi "diagnosticado nada grave" em nenhum dos pacientes atendidos após o incidente.

Na noite de domingo, a família foi transferida para o Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Na mesma noite, as crianças e as babás Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita tiveram alta. O casal teve alta na segunda-feira (25).



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