Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Pais de alunos e profissionais da Educação recebem capacitação sobre autismo

Sexta, 08 de maio de 2015

 

Pais de alunos com autismo, gestores e especialistas das escolas do Ensino Fundamental, em parceria com o setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, participaram de uma capacitação com Miguel Higuera Cancino, fonoaudiólogo, mestre em Educação Superior e especialista com mais de 27 anos de experiência em Autismo, Asperger, Síndrome de Down e SDHA. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Vigilância em Saúde na quinta-feira (7).

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Educacional para Autismo, Geovanna Vicente, pela manhã o trabalho com os pais dos alunos com autismo, visou a capacitá-los para novos desafios. À tarde, a palestra foi direcionada aos gestores e especialistas de ensino fundamental da rede regular, para que esses profissionais conhecendo mais sobre o autismo, possam escolher e usar melhor os recursos pedagógicos disponíveis.

O palestrante Miguel Higuera enfatizou a importância da Escola Inclusiva. Ele considera o Autismo, O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a Dislexia desafios de natureza pedagógica. Segundo o facilitador é necessário mergulhar nos afetos do autista para conhecê-lo bem, descobrindo seus interesses, desejos, sonhos possibilidades e dificuldades. O professor, segundo Higuera, precisa descobrir quais habilidades seu aluno já possui e quais ele precisa adquirir e, a partir daí, escolher os materiais adequados. “É necessário sempre priorizar a comunicação e a socialização”, frisa.

Geovanna explicou que o trabalho realizado pela Secretaria de Educação desenvolve programas de capacitação de professores, gestores e da equipe pedagógica, além de programas de assistência às famílias, a fim de obter condições que possibilitem a melhor avaliação do aluno e a produção de materiais pedagógicos adequados. “Buscamos ações que viabilizem as políticas educacionais, que as façam sair do papel e chegar à sala de aula. Não se trata de ações pontuais, mas efetivas e cotidianas”, afirma.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA