Uma conversa franca e animada. Essa é a descrição que resume o encontro dos vereadores mirins com o prefeito Fernando Tureck e o vice, Arildo Gesser, na manhã de terça-feira (28). Obras de pavimentação, manutenção de ruas, educação e cultura estiveram entre os principais temas em debate.
Elnatã Oliveira, aluno da Escola Estadual Orestes Guimarães, sugeriu que a biblioteca pública amplie o limite de livros emprestados, assim como o prazo de devolução para pessoas que moram em bairros mais distantes do centro. “Eu frequento muito a biblioteca, porque o acervo é muito bom e gosto de ler, mas é difícil para quem mora no bairro ficar se deslocando ao centro”, afirmou. Elnatã também quis saber de onde vêm os recursos para a prefeitura manter os serviços públicos e fazer obras. O prefeito explicou que, além dos recursos próprios do município, arrecadados com impostos, há repasses dos governos federal e estadual. “Na administração pública, cada recurso tem uma destinação específica. Por exemplo, o dinheiro da Educação não pode ser gasto na Saúde, o das multas de trânsito só pode ser empregado em melhorias de sinalização das ruas”, afirmou.
A estudante Sara Beatriz Palhano, da escola Denise Harms, questionou sobre a existência de um padrão para lombadas e travessias elevadas. Tureck explicou quais os tipos de redutores existentes e suas especificidades. Sara também quis saber como funciona o programa de pavimentação comunitária e fez algumas reivindicações de melhorias para o bairro Cruzeiro.
O vice-prefeito Arildo Gesser falou sobre as diferenças existentes entre a administração pública e o gerenciamento de uma empresa. “Se o empresário quer comprar um carro e tem dinheiro para isso, ele escolhe o modelo, a marca e a loja onde ele quer comprar e vai lá fazer negócio. Na prefeitura é diferente. Tudo passa por licitação para verificar o menor preço, pois o dinheiro público precisa ser gasto com muita responsabilidade”, afirmou.
A presidente da Câmara de Vereadores Mirins, Kauany Samara Castilhos da Costa, da escola Aracy Hansen, perguntou ao prefeito o que exigia mais dedicação, a medicina ou a prefeitura. “Como médico, as minhas ações afetam diretamente a vida do paciente. Como prefeito, as decisões afetam muitas pessoas ao mesmo tempo. São duas funções bem diferentes, mas ambas exigem dedicação total”, afirmou.
Os vereadores mirins também responderam a várias perguntas do prefeito e do vice, falaram sobre o processo de eleição e o aprendizado sobre política alcançado com o programa Vereador Mirim. “É muito gratificante ver cidadãos tão jovens interessados em trabalhar pelo bem de sua cidade. Certamente poderão ser bons líderes em suas comunidades em futuro bem próximo”, avaliou o prefeito.