A secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Turismo, realizou, entre dezembro de 2014 e primeiros dias de janeiro de 2015, um levantamento sobre a lotação da rede hoteleira de São Bento do Sul. Os dados serão apresentados durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo, Comtur, que acontece na próxima terça-feira, 10, às 14 horas, no prédio do Departamento de Turismo.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jota Pierin, a cada ano o município se mostra como alternativa mais procurada pelos turistas que querem fugir dos grandes centros e do litoral. “A nossa cidade é uma excelente opção de lazer e contato com a natureza, por isso quem busca tranquilidade vem para cá”, opina.
Segundo apontou o levantamento, o hotel Recanto Paraíso da Serra, por exemplo, ficou com 85% de sua lotação ocupada no período, o que representa cerca de 600 pessoas. Os hotéis Urupês e Tank ficaram com 60% e 50% de sua ocupação, respectivamente. O Novotel registrou ocupação, em dezembro, de 49,5%. O hotel hospedou 1.755 adultos e 388 crianças, totalizando 2.143 hóspedes.
“No caso do Hotel Tank, que contabilizou 120 pessoas nesse intervalo de tempo, a ocupação foi 80% de brasileiros e 20% de estrangeiros, a maioria argentinos, mas também de outros países da América do Sul”, frisa o auxiliar administrativo do Departamento de Turismo, Valentin Rafael Celeski, referindo-se a uma clientela da rede hoteleira que vem aumentando a cada ano.
O secretário Jota Pierin acredita que o número de turistas que passou por São Bento do Sul entre o Natal e o Ano Novo seja bem maior se forem levadas em consideração as famílias e grupos que procuram o Centro de Informações Turísticas nessa época do ano. “Além dos que vêm à cidade visitar e ficar em casa de parentes, existem ainda os que fazem o popular bate e volta e acabam não entrando nessas estatísticas”, acredita.