Acabou na última semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo iniciada em novembro. De acordo com a secretaria de Saúde, São Bento do Sul fechou a campanha de vacinação alcançando a meta de 95%.
De acordo com a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Luciane Scatolon, contra a paralisia infantil foram vacinados 4.701, ou 95,22%, das crianças de seis meses a menores de cinco 5 anos. “Já contra o sarampo vacinamos 4.153 crianças de um ano a menores de cinco anos, o que equivale a 95,54% da meta”, explica.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. Já a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.