Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

São Bento é destaque no controle à tuberculose

Terça, 16 de dezembro de 2014

São Bento - Pelas metas alcançadas no ano de 2013, referentes ao desempenho no trabalho de controle da tuberculose, São Bento do Sul recebeu, do Ministério da Saúde, cinco certificados de reconhecimento. A entrega da premiação ocorreu, semana passada, durante o 24º Seminário Estadual de Avaliação da Tuberculose, em Balneário Camboriú.

 

Clique para ampliar
Foram cinco certificados de reconhecimento recebidos do Ministério da Saúde (Foto Viviane Miranda/PMSBS)
 

Os certificados de reconhecimento correspondem aos seguintes indicadores: Proporção de contatos de casos de tuberculose examinados entre os registradores; Proporção de casos de retratamento que realizaram o exame de Cultura; Proporção de casos de TB testados para HIV; Proporção de casos de TB curados; e Proporção de casos encerrados. “Fomos o único município do Planalto Norte a receber esses certificados”, conta a diretora do Centro de Vigilância à Saúde, Luciane Scatolon.

Segundo a diretora, os resultados foram obtidos graças ao empenho e dedicação dos profissionais do CVS. “Esta certificação é resultado de um trabalho integrado das equipes do Centro de Vigilância à Saúde, a qual é bastante valorizada por nós, pois reconhece um trabalho desenvolvido por todos”, agradeceu Luciane.

 

Dados

Em 2013, 11 novos casos foram diagnosticados e após tratamento oferecido pela secretaria de Saúde, o qual conta com uma equipe responsável pelo programa, oferecendo aos pacientes atendimento no Centro de Vigilância à Saúde e medicamentos gratuitamente, tiveram cura.

Neste ano, 10 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose, sendo que cinco já receberam alta por cura e as outras, seguem em tratamento.

 

Sintomas

Tosse e escarro por mais de três semanas; Falta de apetite; Emagrecimento; Dor no peito; Suores noturnos; Cansaço fácil e Febre baixa no final de tarde.

 

Como se pega

Através do ar (tosse e espirro); Através da convivência com doentes de tuberculose em ambientes fechados, com pouca ventilação; Em condições de alimentação, habitação e saúde precárias.

 

Tratamento

Procurando a unidade de Saúde mais próxima; Fazendo gratuitamente o exame de escarro; Não interrompendo o tratamento; Tomando os remédios todos os dias.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA