Motoristas terão que enfrentar neste ano mais uma temporada de longos congestionamentos nos três principais gargalos da BR-101. Em Laguna, considerado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) um dos trechos mais complicados, faltam cerca de 11 quilômetros para a entrega da duplicação da rodovia, além da conclusão da ponte Anita Garibaldi. O término da obra do túnel do Formigão, em Tubarão, promete desafogar o trânsito. Na Grande Florianópolis, os túneis do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ainda nem sairam do papel.
Em Laguna, cerca de 70 mil veículos passam diariamente pelo trecho da BR-101. No Morro dos Cavalos, que recentemente ganhou mais uma pista, motoristas enfrentam o risco de acidentes. Em Tubarão, as péssimas condições da rodovia condensam ainda mais o fluxo na altura do Morro do Formigão.
O atraso de obras e a falta de manutenção são problemas recorrentes que atravancam o desenvolvimento e a expectativa de crescimento do turismo catarinense. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) aponta prejuízo para a economia do Estado. Para o presidente da entidade, Glauco José Côrte, uma alternativa seria fazer uma concessão para manter a manutenção da rodovia até a conclusão das obras. – SC perdeu competitividade nos últimos anos porque nossa infraestrutura é deficiente.
No Morro dos Cavalos, por exemplo, foi concluída em novembro a quarta pista, solução paliativa até a construção de dois túneis que fazem parte do projeto de duplicação da BR-101. A obra, que tem prazo de conclusão para o segundo semestre de 2017, ainda aguarda o licenciamento. O inspetor da PRF Luiz Graziano observa que o fluxo melhorou consideravelmente após a quarta faixa, mas sem acostamento o local ainda fica a mercê de congestionamentos e acidentes caso um veículo tenha problemas mecânicos. Mesmo paliativa, a obra também teve atrasos após impasses entre a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal por conta de uma área indígena na região. A assinatura do contrato ocorreu no dia 6 de junho deste ano.
O engenheiro civil Ricardo Saporiti, responsável pelo estudo da Fiesc, observa, por exemplo, que no Morro do Formigão, onde o túnel está em fase de conclusão, as demais obras entre o Rio Tubarão e a localidade de Sertão dos Correias foram iniciadas somente agora. Além disso, encontra-se ainda em licitação o viaduto no bairro Sertão dos Correias e a restauração do pavimento entre os km 337,6 e 338,7, ambos em Tubarão.
Calendário de conclusões
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a construção dos túneis no Morro dos Cavalos está na fase de revisão do projeto. A licitação deve ser lançada ainda em dezembro deste ano.
Em Laguna, a nova ponte está com 91,76% de toda a estrutura da travessia concluída. A obra deve finalizar em maio de 2015.
A conclusão do túnel do Formigão e os acessos em Tubarão estão previstos para maio. A manutenção do trecho é de responsabilidade do DNIT, que aguarda assinatura do contrato com a empresa para os devidos reparos na pista.
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