Dias 28 e 31 acontecerão as finais nas escolas, a realização da semifinal e final, prevista para o dia 12 de novembro
São Bento - Foi lançada na última semana a 3ª edição do projeto de debate nas escolas promovido pela JCI São Bento do Sul, que conta nesse ano, com o apoio o Rotary Club São Bento do Sul.
O Projeto de debate nas escolas é realizado, anualmente, com os alunos das escolas de ensino médio da cidade de São Bento do Sul. Segundo o presidente da JCI São Bento do Sul, Antônio Vanderlei Brayer, podemos destacar que os objetivos principais do projeto são:
I. Oportunizar aos alunos desenvolver habilidade de argumentação;
II. Estimular a pesquisa dos assuntos propostos;
III. Proporcionar ambiente para debate de idéias;
IV. Desenvolver a prática da oratória;
V. Criar espaço de discussão de forma democrática e organizada.
Estão confirmadas no projeto 6 unidades de ensino da cidade, sendo: Carlos Zipperer Sobrinho, Celso Ramos Filho, Frederico Fendrich, Global, Roberto Grant e Univille.
O Concurso de Debates nas Escolas será disputado em nível municipal em três etapas distintas e dele poderão participar todos os alunos regularmente matriculados no ensino médio das escolas participantes. Cada equipe deve ter 3 membros (2 oradores e o Capitão). O Concurso de Debates nas Escolas será disputado em três etapas, onde apenas as equipes vencedoras irão avançar para a próxima etapa. As etapas serão: a) etapa local (escola) b) etapa semifinal c) etapa final. Na etapa local, cada escola participante poderá inscrever até 04 (quatro) equipes, entre as quais será definido a vencedora/representante da escola, a avançar a próxima etapa.
O coordenador da edição 2014 do projeto, Marco Rodrigo Redlich, destaca que, para esse ano foram selecionados 10 temas que serão sorteados para a realização dos debates, quando também serão sorteadas entre as equipes debatedoras, qual será a favor do tema e qual será contra. Os temas do ano são:
1. Violência em jogos eletrônicos aumenta a violência na vida real.
2. A instalação de uma unidade prisional em São Bento do Sul.
3. Cotas em universidades;
4. Atuação de médicos estrangeiros no Brasil;
5. A distribuição de camisinhas nas escolas;
6. Os aparelhos com acesso à internet prejudicam o aprendizado em sala de aula;
7. Acidentes de trânsito envolvendo a ingestão de álcool, uso de drogas e/ou excesso de velocidade devem ser tratados como crimes dolosos;
8. O horário eleitoral obrigatório atenta contra a verdadeira democracia;
9. Programas governamentais assistencialistas inibem o desenvolvimento pessoal e profissional;
10. Ensino a distancia pode piorar os resultados da educação no Brasil!
Segundo o cronograma do projeto, as escolas participantes indicarão 25 alunos para participarem de um treinamento sobre técnicas de debate e oratória. Os treinamentos das turmas ocorrerão entre os dias 20 e 28 de outubro. Já entre os dias 28 e 31 acontecerão as finais nas escolas. No mês de novembro o projeto será finalizado com a realização da semifinal e final, prevista para o dia 12, onde serão conhecidos os campeões do ano.
A equipe vencedora do Concurso Debate nas Escolas 2014, bem como seu professor orientador receberão um tablet cada, como premiação da JCI São Bento do Sul e do Rotary Club São Bento do Sul, em reconhecimento pelo destaque.
O presidente Brayer destaca ainda a parceria realizada com o Rotary Club, que possibilitou a realização de mais uma edição do projeto de debate nas escolas. “Só temos a agradecer, pois trabalhando juntas, as duas entidades poderão obter maiores e melhores resultados para gerar mudanças positivas em nossa sociedade.”
Já o presidente do Rotary Club São Bento do Sul, Uwe Stortz destaca que a solução do nosso país passa pela educação. Este projeto tem nosso apoio pois ele pode contribuir para o desenvolvimento da Cidadania dos nossos jovens.
Finalizando, o coordenador do projeto comentou ainda que a principal meta do debate nas escolas é capacitar os alunos do ensino médio participantes e, principalmente, gerar a pesquisa aprofundada sobre os temas propostos, já que todos os participantes desenvolverão a capacidade de argumentar a favor e também contra os temas, independentemente de sua opinião pessoal. “O crescimento pessoal que o projeto proporciona é o maior objetivo nosso” frisou Redlich.