A Fundação Cultural, através do Museu Municipal Dr. Maria Felippe Wolff, participa da Semana da Pátria de uma forma diferente. Uma das novidades foi hastear as bandeiras na frente do prédio esta semana. Outra temática é através do Projeto Integração Museu – Escola, desenvolvido desde o ano passado e que visa integrar o acervo do museu são-bentense ao conteúdo que os professores trabalham nas salas de aula.
Na tarde desta quarta-feira, 03, o museu recebeu a visita da turma do curso Técnico em Logística do Senac, coordenados pela professora Cristiane Arend. O assunto apresentado foi com relação a inventários, estoques e registros de bens, conteúdo que vem sendo estudado pelos alunos. De acordo com a coordenadora do museu, Rosilei de Cássia Fragoso, esta foi a terceira vez que a educadora fez parceria com o museu para acrescentar o conteúdo por ela trabalhado em sala.
“Desde o ano passado quando soubemos da existência do projeto através de uma apresentação do pessoal do museu em nossa escola e posteriormente com uma visita dos alunos ao museu, identificamos que eles conseguiam contextualizar melhor os conteúdos”, cita Cristiane. “O programa fez com que os alunos ficassem mais próximos da história que até então para muitos não passava apenas de informações vagas”, completa.
“Também durante toda a semana as escolas que agendaram visitas conhecerão um pouco da história do País em alusão a Semana da Pátria”, cita Rosilei.
Projeto Linha do Tempo - Na terça-feira, 02, os alunos do primeiro ano da EBM Professora Adélia Lutz, do bairro Cruzeiro, coordenados pela professora Cleusa de Souza Freitas, que trabalha o assunto "Linha do Tempo", visitaram o museu e conheceram um pouco da história do descobrimento do Brasil.
Eles conheceram um armário que foi confeccionado em 1984 pelo senhor Otmar Schimitt. Nele estão entalhados a época do descobrimento do Brasil e também o Palácio do Planalto, em Brasília, mesclando a história dos primórdios do país com a história contemporânea. “Com uma simples peça do acervo, a equipe do museu conseguiu complementar a aula da professora e despertar nos educandos a curiosidade em saber o que mais de história o museu tem”, explica a coordenadora Rosilei.