Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Engenharia Elétrica é o novo curso da Univille

Quarta, 03 de setembro de 2014

 

Inédita na região, a graduação vai preparar o aluno para desafios tecnológicos e sociais

 

Por Layra Olsen

 

A Univille conta com uma nova opção de graduação: Engenharia Elétrica. O curso é oferecido no campus São Bento do Sul, terá duração de cinco anos, aulas no período noturno e com ingresso em fevereiro de 2015. O bacharelado foi criado pelo Conselho Universitário da Univille e autorizado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

A energia elétrica é fundamental no desenvolvimento e na qualidade de vida. Já imaginou como sobreviveríamos sem ela? Os banhos seriam frios, as tecnologias irrisórias comparadas aos computadores, internet, micro-ondas e tantos outros meios que facilitam nosso dia a dia. A eletricidade está fortemente presente no cotidiano das pessoas e está expressamente ligada à vida moderna e aos avanços tecnológicos que alcançamos. Idealizar a nossa existência sem energia é como sobreviver sem a principal fonte.

Além disso, há uma procura muito grande por outras formas de energia, mais limpas e renováveis, provenientes de recursos naturais como solventochuva e marés. Apesar do custo elevado, o investimento nessas áreas vem crescendo significativamente e algumas técnicas já estão em estágio avançado em alguns países. Por isso, o engenheiro eletricista possui um papel fundamental na sociedade, uma vez que estuda melhor forma de obtenção, distribuição e uso de energia elétrica, minimizando impactos ambientais e garantindo qualidade do serviço.

A Univille está implantando essa nova graduação levando em conta o acelerado desenvolvimento tecnológico, a necessidade de um curso de Engenharia Elétrica no planalto norte e o desejo de formar profissionais cada vez mais capacitados e comprometidos com os meios sustentáveis, como vem acontecendo com o curso de Engenharia Mecânica. O bacharelado em Elétrica encontrará um mercado de trabalho promissor e uma área de atuação muito ampla, pois seu conhecimento é exigido nos mais diversos segmentos, desde concessionárias de energia até indústrias mineradoras e petrolíferas. A expectativa é que esse campo profissional cresça a cada dia devido à evolução da automação industrial, das tecnologias de informação, comunicação, e as necessidades de soluções elétricas ligadas à sustentabilidade.

O curso chega para contribuir com as empresas da região e, principalmente, com o desenvolvimento da inovação tecnológica no norte catarinense. Para isso, a Univille já possui os laboratórios necessários para execução de trabalhos e aulas práticas nos primeiros anos e promete investir ainda mais na estrutura a fim de garantir a qualidade do curso. A formação oferecida ao bacharelado em Elétrica possibilita atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais, desenvolver seu próprio negócio e, também, continuar seus estudos em cursos de Pós-Graduação lato-sensu e/ou stricto-sensu, com intuito de especializar-se profissionalmente ou ingressar na carreira docente e/ou de pesquisa.

Os estudantes interessados pelo novo curso devem se inscrever no vestibular de verão da Acafe, a partir de 15 de setembro. Mais informações através do site www.univille.br ou pelo telefone (47) 3631-9120. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA