O projeto “Os bebês que amam caixas” foi o único vencedor entre os inscritos na área de educação infantil
São Bento - O projeto “Os bebês que amam caixas”, da professora Gislaine Carla Pilz Stoeberl, foi escolhido um dos 20 melhores, entre 3.500 inscritos de todo o País, no Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, sobre Educação Infantil. A ideia foi aplicada em maio e junho deste ano, na turma do Berçário, do Centro de Educação Infantil Municipal Tempo Mágico, com bebês de 4 meses a um ano e meio de idade.
De acordo com a professora, foram desenvolvidas nove atividades, oito com os bebês em sala e uma com a família, onde os pais levaram o livro “O homem que amava caixas”, de Stephen M. King, para ler com os filhos e a tarefa era enviar uma caixa para as crianças brincarem na creche.
“Utilizando caixas de diversos tamanhos e texturas, foram propostas brincadeiras divertidas e desafiadoras. As propostas educativas visaram incentivar a criação de novas brincadeiras em espaços organizados, desenvolver a corporalidade e novas descobertas motoras de forma a incentivar a autonomia nas pequenas ações dos bebês”, explica a professora.
Além disso, o estímulo a linguagem oral, gestual e cinestésica foi uma grande conquista do projeto. “Em todos os momentos a afetividade e interação entre as educadoras e os bebês foi fundamental para que houvesse aprendizagem”, destaca Gislaine.
Honra ao Mérito
Como forma de reconhecimento, o prefeito Fernando Tureck realizou a entrega de um certificado a professora Gislaine Carla Pilz Stoeberl. A homenagem ocorreu na terça-feira, 19, em seu gabinete, e contou com a presença do vice, Arildo Gesser, da secretária de Educação, Alcione Hinke, da diretora do CEIM Tempo Mágico, Adriane Engel, e das diretoras da secretaria de Educação.
Para o prefeito, a qualidade do ensino na rede municipal em São Bento do Sul se faz graças à dedicação de seus profissionais. “Hoje temos certeza que, graças à dedicação e qualidade de nossos professores e demais integrantes da equipe, a educação pública de São Bento do Sul ocupa posição de destaque, mesmo se comparado às instituições particulares e às de outras cidades”, disse. “Parabéns a todos os profissionais pela dedicação e, principalmente a professora Gislaine e toda a equipe do CEIM Tempo Mágico, pelo comprometimento com a educação infantil”, completou.
A secretária de Educação também fez questão de parabenizar a professora. “A ‘Gis’ trabalhava conosco na secretaria e quando ela veio manifestar seu desejo de retornar a sala de aula ficamos tristes, pois sabemos a profissional que é. Mas, nos sentimos extremamente orgulhosos e esse resultado nos prova que precisamos de pessoas dentro da secretaria, mas precisamos de muitas mais dentro da sala de aula, pois educação ocorre lá. Parabéns professora e toda a equipe pela parceria”, falou.
O projeto
A primeira etapa do Prêmio Educador Nota 10 consistia na inscrição do projeto, com relatos sobre os motivos para a realização do trabalho, como: Objetivos; Conteúdos Curriculares; Metodologia; Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor; e Autoavaliação. O gestor da unidade escolar em que o projeto foi desenvolvido também precisou encaminhar seus relatos.
Com isso, ocorreu o processo de seleção, onde 50 foram escolhidos por uma comissão. Dentre eles, 20 foram premiados e, destes, outros 10 saíram vencedores. “Não fiquei entre os 10 vencedores, mas ficar entre os 20 já foi uma conquista muito grande, pois haviam 3500 projetos inscritos. Ser selecionada, ter o nome da minha creche e da minha cidade como destaque nacional, me deixa muito feliz e demonstra o quanto o município se dedica com a Educação Infantil e que ela, tem seu valor”, disse Gislaine.
O projeto “Os bebês que amam caixas” foi o único vencedor entre os inscritos na área de educação infantil. Como prêmio, a professora ganhou um tablet.
A diretora da unidade, Adriane Engel, destaca que, acreditando na capacidade potencial dos bebês, a professora levou para a sala de aula uma proposta desafiadora e estimulante. “Bebês pensam. Temos que respeitar a individualidade deles e aproveitar para fazer da Educação Infantil um local de desafios e estímulos para que possam manifestar suas capacidades internas de aprendizagem”, finalizou.