Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Compostela comemora 15 anos

Quarta, 23 de julho de 2014

Na próxima sexta-feira (25/07) a Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC) estará completando 15 anos de atividades. A programação, no entanto, começou na terça-feira (22), com a exibição do filme “The Way” (O Caminho), no auditório da UNISUL. Nesta quinta-feira (24), acontece a exibição do documentário “O Buscador”, seguido de palestra

Com sede em Florianópolis, a entidade é credenciada pela Junta de Galícia, Espanha, tendo como objetivos divulgar o Caminho de Santiago de Compostela, preparar os futuros peregrinos e fornecer-lhes a Credencial do Peregrino. A associação foi fundada por Talmir Duarte, empresário da área de hotelaria e que já fez várias vezes o roteiro.

O Caminho de Santiago é um cenário único de grande riqueza histórica, arquitetônica e cultural, pois a Espanha é um destino pródigo em monumentos, prédios públicos, igrejas e catedrais seculares de belezas indescritíveis. A rota mais tradicional deste roteiro é o chamado Caminho Francês, que inicia em Saint Jean-Pied-de-Port, na França, distante 780 km de Santiago de Compostela. No entanto, por toda a Europa há diferentes trajetos – uns menores, outros maiores – todos conduzindo ao mesmo destino: a catedral onde se encontram os restos mortais do apóstolo Tiago. O roteiro atrai todos os anos milhares de peregrinos que se dirigem de todas as partes do mundo para a Espanha movimentando a economia turística do destino.

Entre as ações de divulgação do Caminho em Florianópolis destaca-se a realização de palestras, distribuição de livros e folders informativos, manutenção de um site com informações sobre o roteiro e orientação personalizada a candidatos à peregrinação.

Caminho da Ilha de Santa Catarina

Mas a principal forma de preparo dos candidatos a fazerem o caminho de Santiago de Compostela promovida pela ACACSC é o Caminho da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, um percurso de 188 km dividido em oito etapas. Trata-se de uma vivência prática do dia-a-dia do peregrino: mochila às costas, caminhar o percurso convivendo com pessoas desconhecidas, auxiliar e ser auxiliado, deixar-se envolver pela beleza da Ilha, suportar o cansaço e a dores eventuais, trocar ideias e buscar informações úteis à peregrinação. E, enfim, celebrar a chegada ao albergue ou pousada para o merecido descanso. Além deste trajeto, caminhadas curtas são realizadas todos os meses com a mesma finalidade.

A Credencial do Peregrino é um documento indispensável. Nele são feitos os registros das localidades por onde o peregrino passa e que, ao final, dará ao viajante direito à Compostela. Somente as Associações de Amigos do Caminho fornecem a Credencial, mediante cadastro, apresentação do passaporte e passagens de ida e volta, mesmo para peregrinos não associados.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA