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Comentários sobre a Rodovia dos Móveis

Terça, 22 de julho de 2014

Por Jayme Fuck

 

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Rodovia dos Móveis é uma rodovia de passagem e conexão destes dois municipios e a malha rodoviária do resto do país (Foto Divulgação)
  

A Rodovia dos Móveis um trecho da rodovia SC  418 que tem seu inicio no trevo de acesso a Curitiba (Oxford) em São São Bento do Sul e vai até o distrito de Fragosos localizado em Campo Alegre, na divisa com o Paraná, numa extensão de + ou menos 10 km em território Catarinense sendo que somente parte no município de São Bento do Sul.

Após passar pelo Bairro de Mato Preto e cruzar o Rio Negrinho já esta localizada em Fragosos, Município de Campo Alegre.

Após atravessar o Rio Negro continua como PR 420 até Arreia Branca dos Assis onde se entronca com a BR 116 e consequentemente com o resto da malha viária do Paraná e do país.

Se comunica para o Norte do País e pela BR 116, e a partir de Curitiba pela PR 277 a Fóz do Iguaçu ao Paraguai. ( Rota dos Sacoleiros).

É um dos portais de entrada do Estado de Santa Catarina e a partir de São Bento do Sul se conecta com a Rodovia SC 418  até Joinville aonde se conecta a BR 101 até a todo sul do país.

Também tem conexão via a BR 280 com o vale do Itapocú e em especial o Porto de São Francisco do Sul e praias do norte do Estado de Santa Catarina.

Em Guaramirim e Jaraguá doSul via BR 280 se conecta por rodovias Estaduais e passa por Massaranduba e Pomerode onde tem acesso ao vale do Itajaí para o Norte e para o Sul via BR470 e para o Oeste de S.C.

Ao norte a partir de São Bento do Sul tem conexão via BR 280 passando por Mafra até Porto União e pela BR 153 que vai ao Rio Grande do Sul e ao norte ao oeste do Paraná.

Em caso de interrupção de uma das pistas da serra da rodovia BR 277 (Curitiba/Joinville) fica como única opção viável a Rodovia dos Móveis via Serra Da. Francisca ou via Serra de Corupá.

Como acabamos de ver acima a Rodovia dos Móveis é estrategicamente importante para o sistema rodoviário de Santa Catarina e do Brasil, não sendo portanto um acesso único e exclusivo de São Bento do Sul e Campo Alegre, e sim uma rodovia de passagem e conexão destes dois Municipios e a malha rodoviária do resto do país.

Portanto não cabe ao governo de SC se vangloriar de que está fazendo uma obra de recuperação de rodovia como se fosse exclusiva de São Bento do Sul e Campo Alegre o que não passa de uma deslavada inverdade.

Também não cabe aos nobres deputados estaduais quererem ser os pais da criança pois pouco ou quase nada fizeram para ajudar que a obra saísse do papel depois de muitos anos e isto ainda após pressão popular.

Resalte-se que após dois meses da assinatura de um novo contrato de manutenção corretiva as obras continuam se arrastando em passo de lesma.

Resalte-se que manutenção preventiva e corretiva de rodovias tem que ser realizada permanentemente e de maneira e modo que gere eficiência e eficácia.

A expressão (Revitalização) é somente usada para enganar os eleitores incautos e para conseguir o seu voto.

É igual aquela história da olaria que no passado usava barro para moldar tijolos e telhas, hoje continua usando o mesmo barro moldando os mesmos tijolos e as mesmas telhas só passou a se chamar de “CERAMICA”.

Pelo volume que o Estado arrecada de tributos em São Bento do Sul o valor de sua manutenção corretiva é apenas uma gota de água no Oceano.

Acreditamos que a utilização da referida rodovia seja de 30 a 40% por São Bento do Sul e 60 a 70% por brasileiros e estrangeiros que por ela transitam.



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