São Bento - Em maio, o Colégio Global comemora 26 anos, e dentre as atividades alusivas à data, os estudantes do Ensino Médio participaram de uma palestra com Anderson Gross, consultor e especialista em Marketing Educacional. O trabalho, realizado com estudantes do 1º, 2º e 3º Ano, tinha abordagens diferentes, mas um objetivo em comum: mostrar a necessidade do planejamento de estudos para um desempenho de sucesso na hora de entrar em uma universidade.
Com temas como “A hora da arrancada!”, “A hora da pegada!” e “A hora da virada!”, Gross abordou o que é necessário para o estudante alcançar seus objetivos, entre os quais obter sucesso nos melhores vestibulares. “Demonstramos alguns desafios que os estudantes terão ao longo do ano. Damos dicas e orientações, mostrando que não adianta deixar para estudar apenas no segundo semestre”, aponta.
Conforme Gross, é fundamental que a preparação dos estudantes para o vestibular ocorra o quanto antes, preferencialmente ao ingressarem no Ensino Médio. “O conteúdo do 1º ano já é base do vestibular e do Enem. Nossas palestras abordam justamente isso, a necessidade de se preparar ao longo dos 600 dias do Ensino Médio”, justifica. Para isso, ele explica que a palestra “A hora da arrancada!”, voltada ao 1º ano, apresenta a necessidade de conscientização do estudante. “Ele é candidato desde agora nas universidades. Ele vai fazer o terceirão somente em 2016, mas precisa se reparar desde já.”
Para o 2º Ano, o tema “A hora da pegada!” visa abordar a mudança pela qual o adolescente vem passando. “Esta é a série mais difícil de trabalhar, é onde o aluno se dispersa mais. Ele acaba de completar 16 anos, e neste momento é importante mostrar os períodos dessa fase da adolescência, onde ele começa a sair e a ter contato com drogas, álcool e sexualidade. Nossa palestra é sempre ‘linkada’ com a vida acadêmica”, pontua Gross. Conforme ele, mesmo diante de todas estes mudanças, é nesta fase que o aluno deve estar mais atento aos estudos. “Mais de 70% o conteúdo do Enem e do vestibular se encerra no segundo ano. O terceirão funciona mais como uma revisão geral e aprofundamento dos conteúdos já aprendidos”, ilustra o palestrante.
Ao terceirão, o foco é o desafio. Para isso a palestra “A hora da virada!” aborda que o jovem deixa de ser apenas um estudante e passa a ser um pré-universitário. “Há toda uma mudança de conceito e de comportamento”, sintetiza. Gross diz que é neste momento que o aluno deve se dedicar integralmente os estudos, e há a necessidade de compreensão – e cobrança – dos pais. “Aqui o próprio vocabulário do professor precisa ser diferente, e é necessário aumentar o conteúdo de revisão e responder questões de vestibular, para estar melhor preparado”, ensina.
Sucesso
As palestras de Anderson Gross, que há 15 anos atua na área educacional com palestras, integra as comemorações dos 26 anos do Colégio Global, comemorados em maio. Conforme a diretora, Cleyde Treml Skiba, elas visavam justamente mostrar novas visões aos alunos, e a necessidade de se dedicar aos estudos para ingressar nas melhores universidades. “Foram palestras excelentes, e nas quais os estudantes puderam ver o quão concorrido são os vestibulares”, observou a diretora.