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Acidentes fatais em trecho de serra da BR-376 reforçam importância do uso de frenagem a motor

Terça, 03 de junho de 2014

 

Para a Polícia Rodoviária há sinalização, mas falta atenção dos motoristas que transportam carga

 
Acidentes fatais em trecho de serra da BR-376 reforçam importância do uso de frenagem a motor de caminhões Autopista Litoral Sul/Reprodução
Caminhão desgovernado atingiu pelo menos oito veículos e matou cinco pessoas no domingo Foto: Autopista Litoral Sul / Reprodução
Schirlei Alves

 

Quase dois anos depois de protagonizar a morte de sete pessoas em um único acidente, o trecho de descida da Serra do Mar, por onde passa a BR-376 que liga Santa Catarina ao Paraná, volta a ser palco de um cenário de guerra. Desta vez, cinco pessoas perderam a vida. As duas tragédias ocorreram por causa de um caminhão sem freios que desceu a rodovia em alta velocidade e chocou-se contra veículos menores. 

O acidente de domingo aconteceu no km 676 da rodovia, em Guaratuba (PR), em uma região conhecida por concentrar acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão desgovernado, carregado com 30 toneladas de ferro, desceu batendo e arrastando outros carros e caminhões por mais de dois quilômetros, numa possível falha mecânia. A carreta atingiu outros oito veículos. 




Sinalizações sobre os perigos da Serra do Mar não faltam. Mas, segundo a PRF, o alerta nem sempre é o suficiente para evitar tragédias. A área de escape construída pela concessionária da rodovia é outra alternativa fornecida para frear veículos em alta velocidade. Porém, o motorista pode não se dar conta da opção quando está em situação de desespero.

O real motivo que provocou a descida desgovernada do caminhão que matou cinco pessoas no km 676, no sentido Sul da rodovia, na tarde de domingo, apenas será revelado após o trabalho minucioso da perícia. O inspetor Wilson Martines adianta que o principal motivo de acidentes como este é a imprudência dos motoristas.

Uma das possibilidades para explicar o acidente é a não utilização do freio-motor (mecanismo que garante a segurança de veículos de carga). Se o motorista não utilizar o recurso para segurar o peso do caminhão, o freio convencional pode perder força, aquecer e perder a eficácia. Martines não descarta a possibilidade de ter ocorrido problema com o próprio freio-motor. 

— Uma tragédia (com veículo de carga) é causada por um conjunto de fatores. Imprudência por não ter acionado o freio-motor, a imperícia (cuidados com o veículo) e defeito mecânico — reforça Wilson Martines, inspetor da PRF

Freio-motor é seguro

Acionando o freio-motor, o motorista do caminhão descerá a serra a uma velocidade média de 20 a 30 km/h, dependendo do peso da carga. Considerando que a descida tem 21 km de extensão, nesta velocidade, o motorista levará uma hora para percorrer o trecho. Sem o freio-motor, o mesmo percurso pode ser feito em 15 minutos.

— Logo na descida da serra tem placas avisando para descer com o freio-motor em todo o trecho. Se não o fizer, o  motorista estará assumindo o risco de matar e morrer.



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