Na manhã desta quarta-feira, 28, alunos do 9º ano da EBM Alexandre Pfeiffer, que integram o programa Conecta@sãobento, apresentaram ao prefeito Fernando Tureck, ao vice, Arildo Gesser, e à secretária de Educação, Alcione Hinke, o resultado obtido durante as aulas da oficina de informática, a qual contempla o programa. Em sala de aula, eles elaboraram um jornal com temas centrais da Copa do Mundo.
O projeto Jornal Nossa Voz iniciou quando a professora de informática, Alyni dos Santos, convidou os alunos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos na oficina de informática. A partir dai, os estudantes ficaram encarregados de toda a pesquisa sobre as tecnologias em torno do Mundial, utilizando ferramentas de busca, links, imagens, citação de fontes entre outras. Após, os estudantes desenvolveram os textos e montaram as páginas do jornal.
A secretária de Educação, Alcione Hinke, parabenizou a equipe, principalmente aos alunos, pela produção do material, destacando que o objetivo do programa Conecta@sãobento está sendo alcançado. “Parabéns a todos, especialmente aos estudantes, pois podem ter certeza que todo o aprendizado será levado para o futuro de vocês. No ano passado, ao implantarmos o programa, visamos este objetivo, que é dar mais oportunidade para os alunos concluintes do 9º ano. Com certeza, vocês chegarão ao ensino médio com muito mais conhecimento”, disse.
As 17 escolas que possuem ensino fundamental anos finais estão participando dessa atividade, onde envolve todos os alunos participantes da oficina de informática, do programa Conecta@sãobento. “Nas unidades onde o programa está sendo desenvolvido, notamos o comprometimento dos alunos durante as oficinas e o quanto isso vai influenciar na vida de cada um. Parabéns a vocês pela elaboração do jornal, onde tive o prazer de ler as matérias que foram bem escritas e com conteúdos interessantes”, enalteceu o prefeito Fernando Tureck.
Durante o processo de montagem do Jornal Nossa Voz, os alunos conheceram a redação do jornal A Gazeta, a fim de complementar os estudos. A impressão do trabalho foi feita em parceria com A Gazeta, como parte do projeto AG na Escola. “É imensurável o prazer de ver o resultado final, após dias de muito trabalho, em mãos. Para nós, é uma satisfação muito grande, auxiliar alunos e professores na elaboração do seu próprio jornal, com suas próprias ideias”, disse o diretor de novos negócios do jornal A Gazeta, Rafael Celeski.
Paródia – Além da Copa do Mundo, outro assunto abordado no jornal foi a alimentação saudável, onde alunos do 4º ano matutino e vespertino, juntamente com a professora Sintia de Cássia Pedrozo, e a professora do Projeto Travessia, Cláudia Matos, desenvolveram textos informativos e poesias sobre o assunto. Os alunos apresentaram ainda, na manhã desta quarta-feira, 28, uma paródia sobre alimentação saudável.
O programa – O programa Conecta@sãobento garante a inclusão digital e melhoria na qualidade de ensino para alunos da rede municipal de ensino. Dentro do programa, são realizadas oficinas de informática nas unidades participantes, onde a Prefeitura disponibiliza um professor por escola para auxiliar aos alunos. Para repassar as orientações aos estudantes, os professores foram capacitados pelas tutoras do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da secretaria de Educação, Patrícia Popadiuk Córdova e Cristiani Stoeberl Machado. Participam da oficina, com aulas semanais, 17 unidades escolares.