São Bento - De 20 a 27 de fevereiro, o Centro Cultural Dr. Genésio Tureck exibe 10 filmes alemães, com entrada franca. A programação é do Sesc (Serviço Social do Comércio), em parceria com o Instituto Goethe e com a Fundação Cultural. Os filmes escolhidos para compor a mostra “Encontro com o Cinema Alemão” são considerados obras influentes do cinema alemão dos últimos 15 anos.
“A vida é um canteiro de obras” foi o filme de estreia, na quinta-feira, 20, às 19:00. Produção de 1997, com 118 minutos de duração, o filme de Wolfgang Becker conta a história de Jan Nebel, empregado de um frigorífico que, de repente, tem sua vida virada de cabeça para baixo ao derrubar dois policiais à paisana que perseguem uma jovem durante uma manifestação. Entre as consequências estão uma multa, a demissão, o pai morto e, talvez, a perda de seu grande amor. Jan ainda desconfia que contraiu Aids. Mas toda catástrofe tem seu lado bom.
Na sexta-feira, 21, é a vez de “Berlin is in Germany”, de Hans Stöhr, também às 19:00. No sábado, 22, haverá duas sessões, às 17:00 e às 19:00, assim como no domingo.
Legendados, os filmes também são uma boa oportunidade de contato com o idioma alemão. “Para São Bento do Sul, que tem fortes raízes germânicas, os filmes também representam uma forma de compreender um pouco mais sobre a Alemanha contemporânea”, afirma o diretor de Cultura, Robson Rodrigues.
OS FILMES
Data: 25/02/2014 (terça-feira)
Hora: 19:00
Bem-vindo à Alemanha
(idade mínima recomendada: 12 anos)
Data: 26/02/2014 (quarta-feira)
Hora: 19:00
Todos os Outros (idade mínima recomendada: 14 anos)
Data: 27/02/2014 (quinta-feira)
Hora: 19:00
O que Permanece (idade mínima recomendada: 12 anos)