DNIT não fará passarela na rodovia que corta perímetro urbano de Rio Negrinho e trevos devem demorar para serem construídos
Rio Negrinho - Os vereadores Ronei Lovemberger e Celso Ribeiro – Bulica (PSD) estiveram quarta-feira na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de Mafra para uma reunião com o engenheiro Izaldo Kondlatsch. Todos os assuntos debatidos eram de melhorias na BR 280, perímetro urbano de Rio Negrinho.
Lovemberger cobrou uma posição por parte da entidade com relação as melhorias tão cobradas pela comunidade rio-negrinhense especialmente no trecho próximo as escolas Jorge Zipperer, Menino Jesus e Apae no Bairro Vila Nova, onde a preocupação é com entrada e saída dos alunos. Os vereadores levaram outros requerimentos apresentados na Câmara por outros Vereadores. Segundo Ronei, nada está sendo feito para solucionar os graves problemas da rodovia. Recentemente Lovemberger fez pedidos de manutenção da iluminação em trechos da BR 280 e colocação de defensas em alguns pontos. O argumento apontado pelo engenheiro do escritório de Mafra é que a empresa responsável pelos trabalhos e fiscalização está inoperante por causa de trâmites burocráticos. “A empresa Mafrense, responsável por executar o s serviços está inativa porque esbarra na falta de outra empresa fiscalizadora, que passa por processo licitatório na esfera federal”, explicou Izaldo.
Uma longa conversa se estendeu nesta reunião por causa de algumas empresas que brigam na justiça pela licitação feita por duas vezes pelo DNIT. “Isso resulta em paralisação de qualquer benfeitoria na rodovia e consequências trágicas para a sociedade que sofre com o tráfego complicado de veículos e o alto índice de acidentes”, justifica o engenheiro do DNIT. Os vereadores comentaram novamente sobre a comunidade fechar a BR-280 caso eles não deem uma resposta concreta de qual atitude irão tomar. “Já temos a informação que é inviável a construção de uma passarela em frente a EMEB Jorge Zipperer, os estudos se encaminham para a construção de um túnel, mas nada de concreto, nenhuma certeza de nada, isso me preocupa”, disse Ronei.
Izaldo Kondlatsch também deu detalhes do Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias - Crema 01 e Crema 02, este primeiro que foi utilizado na recuperação da Serra de Corupá e que agora a segunda etapa poderá ter investimentos em outros trechos. “Estamos travados e antes que saia o processo licitatório da empresa fiscalizadora nada acontecerá por aqui”, disse.
Com relação aos trevos da Sólida e Naceo, o engenheiro explicou que o dinheiro do Governo Federal ainda está disponível, mas como o projeto vem da secretaria de infraestrutura do estado, que por sinal, não pagou os antigos projetos à empresa Prosul, estes projetos vão demorar para sair do papel. Lembrando que em 2010 saíram três projetos para três trevos na BR 280 em Rio Negrinho, somente o trevo da Pioneira foi executado, os outros dois estavam totalmente fora de padrão.
OS REQUERIMENTOS
Os Requerimentos aprovados na Câmara de Rio Negrinho pedindo satisfação das melhorias da BR 280 não estavam nem sendo lidos pelo DNIT nos últimos tempos. Foi o que comentou o engenheiro Izaldo Kondlatsch do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT de Mafra, durante reunião com os vereadores Ronei Lovemberger e Celso Ribeiro nesta semana. Segundo o engenheiro Izaldo Kondlatsch, o engenheiro responsável – chefe maior da unidade - Jeferson Bittencourt estava viajando à Brasília e os requerimentos estavam todos em sua mesa, por isso surgiu aquela revolta na Câmara de que o DNIT não estava recebendo os documentos.
LOMBADAS ELETRÔNICAS
A lombada eletrônica instalada próximo a ilha de proteção na Vila Nova, danificada por um caminhão, virou empurra-empurra de um para outro setor. A empresa que instala os equipamentos disse que não prevê em contrato a reposição de material quebrado.