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Mais de 230 acidentes e 11 mortes foram registrados na Serra Dona Francisca em 2012

Sexta, 11 de janeiro de 2013


 

A estrada, que exige cautela por causa da pista sinuosa, requer ainda mais atenção já que a sinalização está escondida pela vegetação

 
 
 
 
 
Mais de 230 acidentes e 11 mortes foram registrados na Serra Dona Francisca em 2012 Maiara Bersch/Agencia RBS
Além das placas ficarem atrás da vegetação, em dias chuvosos a sensação de abandono e insegurança é ainda maior Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS
Roelton Maciel

 

Fama de perigosa a Serra Dona Francisca já tem de sobra. A SC-301 foi cenário de 232 acidentes somente no trecho de cerca de 45 quilômetros entre o acesso à BR-101 e o posto da Polícia Rodoviária Estadual, entre Joinville e Campo Alegre, nos meses de janeiro a novembro de 2012. O número de mortes chegou a 11.


A sinalização, que ganhou reforço no ano passado para minimizar os acidentes, acabou ficando escondida pela vegetação e hoje pouco ajuda os motoristas que passam pela sequência de curvas fechadas. Além disso, as placas estão cobertas por limo e as valas cheias de folhas secas e terra.

Situação mais crítica se concentra dos kms 90 ao 93, próximos ao mirante turístico da serra, onde ocorreram 43 acidentes e uma morte entre os últimos meses de janeiro e novembro. No km 91, um carro com quatro turistas argentinos despencou de uma ribanceira na segunda-feira passada.

Foi lá também que, em dezembro, um caminhão ficou sem freio e tombou. No mês anterior, uma carreta chegou a explodir após sair da pista e despencar na ribanceira.

O comandante da Polícia Rodoviária no trecho, João Filhakoski, diz que a sinalização não tem relação direta com os últimos acidentes, mas alerta para os riscos.

— A sinalização escondida deixa uma imagem ruim da rodovia e passa uma sensação de insegurança —, afirma.

Segundo Filhakoski, o Deinfra já foi informado sobre a necessidade de roçadas.

O comandante também aponta que a colocação de guard rails nos trechos mais perigosos não bastam para impedir tragédias.

— O problema, muitas vezes, é que os motoristas descem em alta velocidade, não conseguem segurar. Em algumas áreas, os guard rails foram instalados mas acabavam sendo arrancados por veículos pesados —, avisa.

Sugestão repassada pela Polícia Rodoviária Estadual é a instalação de uma lombada eletrônica em algum ponto no alto da serra, antes das curvas na descida. A medida chegou a ser estudada, mas ainda não saiu do papel.

Caixa de brita semelhante à da descida da BR-376 – para a contenção de caminhões desgovernados – é praticamente descartada por causa do aspecto geográfico da serra.




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