Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Cléverson Israel Minikovsky

cleversonminikovskyyahoo.com.br

Cléverson Israel Minikovsky (Pensando e Repensado)

Advogado

Filósofo

Jornalista (DRT 3792/SC)


Veja mais colunas de Cléverson Israel Minikovsky

Quem é o maior?

Sábado, 15 de dezembro de 2012

Quem é o maior?

Jesus e os discípulos estavam a chegar a Cafarnaum. Lembrando que Cafarnaum era uma cidade fortificada em que havia um capitão amistoso para com os judeus. Tanto isto era verdadeiro que o referido militar construiu-lhes uma sinagoga. Em casa Jesus perguntou “o que vocês estavam a discutir pelo caminho”? Nada disseram. Jesus, na verdade, sabia o que eles estavam discutindo. Discutiam quem era o maior. Mas Jesus não os acusou. Poderia ter chamado a atenção deles no caminho. No entanto, não quisera expor quem lhe seguia mais fielmente. Só falou a respeito do assunto em casa. Porque a casa é local seguro livre da ingerência dos não íntimos. Ficaram silentes, pois a consciência os acusava. Então, o Mestre, prescindindo dos fatos, elucidou o princípio: “quem quiser ser o maior seja o menor”. O primeiro deve ser último e servo de todos. Aí, então, Jesus tomou uma criança e, pondo-a no meio deles, disse “quem recebe a uma destas crianças é a mim que recebe”. Interessante é que Jesus usou uma criança. A moral ensina que o outro deve ser considerado sempre fim e não meio, mas os princípios espirituais estão acima inclusive de nós. O próprio Cristo deixou-se utilizar por Deus. A criança foi empregada porque ela é carente em todos os aspectos, mas de maior modo no aspecto intelectual. O verso 35 diz “assentando-se Jesus chamou os Doze”. Ou seja, o assentar implica postura de atenção, desligamento de agitação e o centrar-se para o falante que ensina. O texto também faz questão de destacar que eram os Doze que lá estavam porque o que Jesus estava a ensinar era válido para todos e porque necessariamente todos deveriam vincular-se a este ensinamento. A discussão sobre a suposta superioridade de um ou de outro discípulo em relação deste com aquele não mostra outra coisa senão a pequenez de todos eles. Pois quem está seguro da própria grandeza não carece envolver-se em debates desta natureza.

 

Quen éo maior?

Xesús eos discípulosestabana chegar aCafarnaum. Lembrando queCafarnaumera unha cidadefortificadaen que habíaun capitánamistosocosxudeus.Tantoisto eracerto queo devanditomilitarconstruíu-lles unha sinagoga. Na casaJesuspreguntou"o que vostedes estabana discutirpolo camiño"? Nadadixeron. Xesús, en realidade, sabía o queeles estabandiscutindo. Discutíanquen era omáis grande.Pero Xesúsnon osacusou. Poderíachamara atencióndelesno camiño.Con todo,nonquixeraexpoñerquen lleseguíamáis fielmente. falousobre otemana casa.Porque acasa élugar segurolibre dainxerenciados noníntimos. Quedaronsilentes, pois a concienciaosacusaba. Entón, oMestre, prescindindodos feitos, elucidouo principio: "quen quere sero maiorsexa omenor". O primeirodebe serúltimo eservode todos., entón, Xesústomouun neno e, póndoseno mediodeles,dixo "quen recibe a undestes nenoséa minque recibe". Interesante é queXesúsusouun neno.A moralensinaque o outrodebe ser consideradosemprefine nonmedio, peroos principiosespirituaisestán por ribainclusode nós.O propioCristodeixouutilizarpor Deus.O nenofoi empregadaporque écarenteen todos os aspectos, pero de maiorxeitono aspectointelectual.O verso35di "asentando aXesúschamouos Doce". Ou sexa, oasentarimplicapostura deatención,apagadode axitacióneocentro-separa ofalanteque ensina. O textotaméninsiste endestacar queeran osDoceque alíestabanporque oque Xesúsestabaensinandoeraválidopara todose porquenecesariamente todosdeberíanvincularsea esteensino. A discusión sobrea supostasuperioridadedun ououtro discípuloen relacióndestecon aquelnon mostraoutra cousa queapequenezde todos eles.Poisquen estáseguroda propiagrandezanon careceinvolucrar-seen debatesdesta natureza.

 

¿Quiénes el mayor?

Jesúsy sus discípulosllegaron aCapernaúm.Recordando que enCafarnaúnera una ciudadfortificadaen la que uncapitán eraamigo de losJudios.O bien eracierto quelosmilitaresconstruyeron unasinagoga.En casale preguntó: "¿Qué estabas discutiendopor el camino?" Nada de lo dicho. Jesús realmentesabían lo que estabandiscutiendo.Hablar dequién era el mayor. PeroJesúsnolos acusados.Élpodría haber llamadosu atención enla carretera.Sin embargo, noqueríaexponer alos que le seguíanmásfielmente.Acabo de hablarde ello en casa. Debido a que lacasa es un lugarseguro, libre dela interferenciade la no-íntimo. Se quedaron en silencio, por la conciencia delos acusados.Entonces el Maestro, con independencia de los hechos,dilucidarel principio: "el que quiera ser mayor queel más bajo." Elprimero será elúltimoy el servidor detodos.He aquí, pues, Jesús tomó a un niñoy lo puso enmedio de ellos, dijo que "el quereciba a unniño como éstesemerecibe."Es interesante queJesús usóa un niño.La moralenseñael otro extremosiempre debetenerse en cuenta ynoel medio,pero los principiosespirituales por encimasoninclusivode nosotros.Cristo mismose le permitió usara Dios.El niñofue empleadoporque estáausente en todos losaspectos, pero sobre todo en el aspectointelectual.El versículo35 dice:"se sentó aJesúsllamó a los Doce". Es decir, elrestoconsiste enla posturade la agitaciónborrada,atención firme y el enfoque delos altavocesque enseña.El texto tambiénhace un punto deseñalarque fueron losDoce queestaban allí porquelo que Jesúsestaba enseñandoera válidapara todos ypor quétodo el mundodebe estar necesariamentevinculado poresta enseñanza.La discusión acerca dela supuesta superioridad deuno u otrodiscípulo relaciónconque no muestraotra cosa que lapequeñezde todos ellos.Porque, quiénestá seguro de supropia grandezano necesitaparticipar en los debatesde esta naturaleza.

 

Who is the greatest?

Jesusandthe disciples werecometo Capernaum. Recalling thatCapernaum wasa fortified cityin whicha captainwasfriendly tothe Jews. Eitheritwas truethat thatmilitarybuiltthem asynagogue. At homehe asked"What were you discussingon the way?" Nothingsaid. Jesusactuallyknew whatthey were discussing. Discussingwho was the greatest. ButJesusnottheaccused. He could havecalledtheir attentionon the road. However, not wanted toexpose those whofollowedhimmorefaithfully. Justtalkedabout itat home.Because the houseisa safe placefree from theinterferenceofnon-intimate. They weresilent, for consciousness theaccused. Then the Master, regardless of the facts, elucidated theprinciple: "whosoever will be greaterthan thelowest." The firstshallbelast andservant of all. Here, then,Jesustooka childand puthim in the midstof them, said"whoever receivesone such childisreceives me." It is interesting thatJesus useda child. Moralityteachesthe otherendshould always be consideredand notthe middle, butthe spiritual principlesaboveareinclusiveof us. Christ himselfwas allowed tousefor God. The childwas employedbecause itislackingin all aspects, but moresoin theintellectual aspect. Verse 35says"sat atJesuscalled the Twelve." That is, therestinvolvespostureof attention, shutdownagitationandfocusfor the speakerwho teaches. The textalsomakes a point ofnoting thatthey were theTwelvewho were therebecause whatJesuswas teachingwas validfor alland whyeveryone shouldnecessarilybe bound bythis teaching. The discussionabout the supposedsuperiority of oneor anotherdisciplerelationship withthatdoes not showanything but thesmallnessof them all. For whois sureof his owngreatnessdoes not needto engage indiscussionsof this nature.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA