Quem sai de Joinville pela BR-101 e pretende virar à direita, para entrar na BR-280 que leva a Guaramirim e Jaraguá do Sul, precisa prestar mais atenção na sinalização. O acesso à rodovia foi modificado e agora está situado 500 metros antes da antiga entrada. Agora, o motorista tem de pegar uma marginal para entrar na BR-280.
A mudança foi feita a pedido de três empresas da região e garante mais segurança aos usuários das duas rodovias. Mas é preciso ficar atento. A sinalização atual não indica que o acesso antigo está fechado. A nova entrada fica no km 56,5, na saída 57 A.
— O motorista não percebeu a mudança e ainda passa reto. Quando chega no ponto do antigo acesso, acaba freando porque o local foi fechado com uma mureta — explicou o inspetor André Ortega, chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Joinville.
Para ele, a concessionária da rodovia BR-101, Autopista Litoral Sul, precisa melhorar a sinalização e o pedido já foi feito.
— A mudança veio para melhor. Antes, os veículos entravam no acesso à BR-280, em uma curva, em alta velocidade. Agora, ao entrar na marginal, eles diminuem, o que garante a segurança — avaliou.
O motorista e frentista Carlos Souza, 42 anos, usa a BR-280 todos os dias, por causa do trabalho, e avaliou a mudança como positiva.
— Para mim, o acesso ficou muito melhor e ainda facilita para quem pretende ir a São Francisco do Sul, porque não confunde mais com a entrada que antes era para Jaraguá — comentou.
O acesso à BR-280 em direção às praias continua o mesmo, na saída 57 B. Se você passar reto pelo novo acesso, a concessionária da rodovia orienta a entrar no acesso às praias e fazer o retorno no km 57,390, para seguir ao sentido de Jaraguá e Guaramirim.
Na tarde desta terça-feira, funcionários da Autopista trabalhavam no local, fazendo pinturas de faixas e sinalização. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, a mudança pedida por três empresas da região - incluindo um posto de combustíveis que irá abrir no km 56 - teve as despesas pagas pelas solicitantes. O projeto e as obras ficaram a cargo das empresas e foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).