Mais uma temporada de verão está chegando e os motoristas que trafegam na BR-101 Sul vão enfrentar os três gargalos da duplicação da rodovia. As obras da Ponte de Laguna seguirão em construção, já os túneis de Formigão, em Tubarão, e Morro dos Cavalos, Palhoça, ainda não saíram do papel.
A boa notícia é que 92% dos 238,5 quilômetros da rodovia estão duplicados, apesar do atraso de quatro anos para a entrega da obra, prevista inicialmente para 2008. A nova data para concluir a primeira fase da ampliação da rodovia é julho de 2013. Isso sem contar com com as grandes obras de arte, a ponte de Laguna e os dois túneis, que ficaram para contratos posteriores.
O trecho em Laguna deve ser um dos mais congestionados. Enquanto a nova travessia, prevista para ser finalizada em 2014, não sai, a ponte antiga em pista simples afunila a rodovia. Nos últimos dois feriadões (da Independência e Proclamação da Republica) as filas chegaram a 25 quilômetros. Um desvio foi aberto semana passada, no Bairro Cabeçuda, para redefinir o tráfego de veículos para fora do traçado atual. No local, serão construídos os pilares da ponte.
— O maior problema é que as pessoas param para olhar a obra. O desfio deve diminuir as filas. Será colocado um tapume para proteger os 600 homens que trabalham no local, isso também evita que curiosos atrapalhem o trânsito — espera o supervisor do Dnit em Tubarão, Avani Aguiar de Sá.
Fim da primeira etapa das obras ficará para 2013
Próximo dali, o lote 25, entre Itapiruba e Capivari, teve uma evolução bem superior aos outros anos, mas não o bastante para possibilitar a sua finalização até dezembro. A espectativa é que a pavimentação fique pronta este ano, assim como a nova ponte sobre o Rio Capivari. De acordo com Aguiar de Sá, ficará para maio de 2013 a entrega do Viaduto do Bananal, localizado próximo à travessia de Laguna.
A ONG que luta pela celeridade da duplicação, a Vias do Sul, não confia no prazo estipulado. Segundo o presidente da entidade, Raphael Bianchini, é perceptível que a ponte sobre o Rio Capivari não fique pronta em um mês.
— Depois de tantas postergações, não confiamos mais nas previsões do Dnit. Mesmo assim, consideramos que a obra ganhou um ritmo avançado neste ano — analisa Bianchini.
Pela previsão do Dnit, o último lote da primeira fase de duplicação a ser entregue será o 29, entre Araranguá e Sombrio, em julho de 2013. O trecho passou por quatro consórcios, com projetos a serem readequados. A obra ganhou folego depois que a Construcap/Ferreira Guedes/MAC assumiu os trabalhos há pouco mais de um ano.
No outro gargalo, em Tubarão, a obra do túnel do Morro do Formigão já tem um consórcio definido, o JDantas/Novatecna. De acordo com o Aguiar de Sá, o início dos trabalhos deve começar no primeiro trimestre de 2013. Como o prazo de execução é de dois anos, a transposição não deve ficar pronta antes de 2015.
Licitação do Morro dos Cavalos pode não sair em dezembro
O trecho que tem tudo para estar finalizado até o Natal é de Imbituba a Palhoça. Nesse última cidade, onde fica o lote 22, está sendo feita a sinalização e alguns reparos na pista. Mas a pista simples do Morro dos Cavalos, com apenas terceira faixa de subida, continuará atravancando o trânsito.
Em agosto, foi anunciada a licitação do túnel duplo em Palhoça para dezembro, mas os documentos faltantes do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) foram entregues pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) somente em setembro. Segundo o Ibama, as complementações teriam sido solicitadas mais de um ano antes, em julho de 2011, o processo estaria em fase de finalização de análise, mas o órgão não poderia anunciar um prazo para a autorização. Se fosse liberado este ano e a licitação iniciada, nas melhores das hipóteses ficaria pronta em 2015.
— Nesse verão, será melhor para o turista transitar. Pode gerar problemas de trânsito por causa do crescente número de turistas que aumenta anualmente, mas não por obras na pista. O Morro dos Cavalos tem a terceira faixa, não evita o estrangulamento, mas facilita um pouco — afirma o supervisor do Dnit no trecho de Palhoça, João José Vieira.
Diariamente transitam na BR-101 Sul uma média de 20 mil veículos. Segundo o Dnit, esse número aumenta em 50% na temporada, chegando a 30 mil carros por dia. Nesse período, a estrada recebe principalmente gaúchos quem buscam as praias catarinenses para veranear. Também há uma parcela de moradores da Grande Florianópolis que seguem para os balneários do Sul do Estado.
A Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgará nesta sexta-feira um estudo sobre o andamento da duplicação. Nas últimas análises, assinadas pela Saporiti Engenharia, foram questionadas a falta de obras que ficaram fora dos contratos, como a restauração das pontes antigas de Tubarão e Rio Capivari. O último estudo, que contesta as previsões do Dnit, aponta que a duplicação completa não teria como ficar pronta antes de 2016.