Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Palestra mostra o caminho para certificação

Quinta, 02 de agosto de 2012


 
Na noite desta quarta-feira, representantes de entidades e empresas da cidade estiveram reunidos na sede da Acisbs para uma palestra oferecida pela Astran sobre Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social. Para passar mais detalhes sobre esta certificação estiveram em São Bento do Sul o Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa Laércio Ventura e a fisioterapeuta e membro da comissão Elizangela Schappo.
 
Conforme Walcir Gravi Gonçalves, secretário executivo da Astran, a entidade tomou a iniciativa de trazer para São Bento do Sul esta palestra por entender da importância que esta certificação traz para quem a possui. “Aqui em São Bento somente a Astran possui esta certificação, e isso nos coloca em destaque, pois temos evidenciado nossa preocupação com a comunidade e com o meio ambiente”, disse Walcir.
 
Até agora já são aproximadamente cem processos de inscrição em andamento, mas ainda dá tempo de inscrever sua empresa ou entidade para concorrer a esta certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.alesc.sc.gov.br até o dia 31 de agosto. Podem participar desta certificação empresas privadas, órgãos governamentais e entidades sem fins lucrativos, que tenham desenvolvido atividades sociais e ambientais durante o ano passado. “É imprescindível o balanço social da empresa/entidade para realizar a certificação”, disse Elizangela.
 
Conforme a palestrante os objetivos da Alesc em promover esta certificação são prestigiar empresas e entidades que tem a responsabilidade social na prática da gestão, estimular a elaboração e apresentação do balanço social, difundir a importância da responsabilidade social e incentivar a troca de ideia e aprendizado para dissimilar tecnologias sociais.
 
De acordo com Ventura, o importante é que as empresas valorizem este tipo de premiação e divulguem para que tenha um valor agregado de multiplicação. “É a ação do bem mostrando que realmente vale investir na Responsabilidade Social e não apenas no faturamento, no lucro. O lucro deve ser avaliado como um valor agregado de bem estar, de qualidade de vida do seu empregado, do seu colaborador, do contribuinte e, principalmente, da sociedade de uma forma geral”.
 
O certificado será atribuído a todos os inscritos que apresentarem o balanço social e atingirem a pontuação mínima. Já o troféu será concedido a seis empresas privadas (da indústria, comércio, serviços e turismo), divididas em três categorias (micros, médias e grandes empresas). Mais informações no site http://www.alesc.sc.gov.br/rsocial2012.
 
 
Como se inscrever?
 
Para realizar a inscrição basta entrar no site da Alesc e preencher o formulário até dia 31 de agosto. O preenchimento deste formulário pode ser gradativo, ou seja, não precisa ser preenchido por completo em uma só ocasião. Mas Elizangela lembra que o prazo limite é até 31 de agosto, não podendo passar disso.
 
 
Certificação
 
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina será concedido às empresas privadas e entidades com fins não econômicos que apresentarem à Comissão Mista o  Balanço Social que inclua perfil da organização com  indicadores  quantitativos e qualitativos do seu desempenho econômico, social e ambiental.
 
 
Troféu Destaque SC
 
O Troféu Responsabilidade Social  - Destaque SC será concedido às empresas privadas  certificadas,  segundo o porte e segmento, que  apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de  Responsabilidade Social, em avaliação procedida a partir dos critérios qualitativos presentes no Balanço Social.
 
 
Critério de avaliação
 
A comissão mista, que avalia todos os trabalhos inscritos, é formada por representantes de diversas entidades parceiras desta ideia. E, para assegurar a veracidade dos fatos tudo é analisado minuciosamente. A primeira avaliação é quanto ao preenchimento de todos os dados, depois todas as inscrições estão disponíveis no site, para que a comunidade possa visualizar, e em caso de irregularidades, questionar sobre tais fatos. “Começa pela avaliação pública, se alguém – com o devido embasamento – questionar a veracidade de algum fato apresentado pela empresa/instituição, comunicamos o inscrito para que este se pronuncie e prove que está tudo na regularidade, confirmado isso o processo dá sua sequencia”, disse Ventura. Logo após todos os trabalhos são discutidos e avaliados por todos os membros, saindo assim a pontuação.
 
 
Quantos trabalhos?
 
Cada interessado em participar pode inscrever até 4 trabalhos realizados pela área social e 4 trabalhos realizados em prol do meio ambiente. Vale lembrar que se por exemplo o inscrito cadastrar apenas os trabalhos referentes ao meio ambiente, e nenhum pelo lado social, pode até concorrer a certificação, mas automaticamente está fora da disputa pelo prêmio final.
 
Encerrando a palestra, Elizangela ressalta que essa certificação possui agrega valor a empresa ou entidade que a possui. “Esta certificação dá um respaldo maior na hora de vender um produto ou serviço, e como atualmente vem se comentado muito sobre sustentabilidade, essa ferramenta acaba sendo um diferencial para as empresas”, finalizou



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA