As 43 marcas líderes foram premiadas na noite de quarta-feira (1º de agosto) no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis.
Arruda (e) recebe premiação das mãos de Glauco José Côrte. Foto: Fernando WilladinoFlorianópolis, 02.8.2012 - A marca SENAI é a mais lembrada em Ensino Técnico e Profissionalizante em Santa Catarina, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Jornal A Notícia, do grupo RBS, e o Instituto Mapa. As 43 marcas líderes foram premiadas na noite de quarta-feira (1º de agosto) no Centro de Eventos do Sistema FIESC, em Florianópolis.
Entidade do Sistema FIESC, o Departamento Regional do SENAI de Santa Catarina registra mais de 1,8 milhão de matrículas desde sua instalação, em 1954. Atualmente, por ano, são realizadas cerca de 100 mil matrículas em educação profissional, além de mais 110 mil horas de serviços laboratoriais e 85 mil horas de serviços de consultoria. A organização possui 35 unidades formalmente constituídas e estruturas de atendimento em mais de 60 municípios, em todas as regiões do Estado.
No Brasil, o SENAI está presente em todos os Estados, com 797 unidades operacionais (471 fixas e 326 móveis). Em 60 anos de existência, a entidade capacitou mais de 50 milhões de brasileiros. São 2,3 milhões de matrículas e dois milhões de horas de serviços especializados por ano. A instituição surgiu no Brasil em 1942, com o objetivo de qualificar profissionais para a indústria numa época em que o país, ainda essencialmente agrário, iniciava um processo de urbanização e industrialização.
"O SENAI é uma entidade da indústria, com uma atuação sempre alinhada às demandas do setor", afirma o diretor regional, Sérgio Roberto Arruda. Por essa lógica, a partir das décadas de 1970 e 1980, a instituição começou a ampliar o leque de atuação, passando a oferecer cursos técnicos e, mais tarde, no final do século XX e início do século XXI, cursos de graduação tecnológica e pós-graduação, além de serviços especializados de apoio ao desenvolvimento industrial.
"A lembrança da marca pela comunidade é a demonstração da importância que o SENAI tem na formação técnica do jovem", afirma o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que participou da solenidade de premiação, com o governador Raimundo Colombo, diretores do grupo RBS e outras lideranças políticas e empresariais.
Construção da marca
A construção de marca está diretamente relacionada a campanhas institucionais e promocionais e ações de relacionamento (como promoções, concursos e gincanas) com alunos e a comunidade. Um caso concreto e de maior impacto é o SENAI Casa Aberta, evento no qual a instituição abre as portas para a comunidade e reúne, por edição, em torno de 70 mil pessoas no Estado. A iniciativa surgiu em Santa Catarina e foi transformada em estratégia nacional.
Além disso, a instituição investe em ações nas redes sociais e blogs, nos seguintes endereços: http://www.sc.senai.br, facebook.com/senaisc, twitter.com/senaisc, formspring.me/senaisc e www.blogdoconhecimento.com.br.
Sérgio Arruda salienta que a preocupação constante de manter a qualidade da educação, a metodologia de ensino se torna um grande diferencial da organização. "Todos os cursos possuem ênfase em aulas práticas, em laboratórios atualizados, o que se reflete na qualidade do ensino e na garantia de que o aluno já sai preparado para o mercado de trabalho", afirma.
Pesquisa
A pesquisa Top of Mind, realizada no início de março, envolveu 1.004 pessoas das classes A, B, C e D nas 25 cidades catarinenses com maior potencial de consumo. Os entrevistados apontaram a marca mais lembrada em 25 segmentos e indicaram o político de destaque no Estado (o governador Raimundo Colombo) e o time de futebol de Santa Catarina (Figueirense).
As categorias questionadas foram supermercado, loja de eletrodomésticos, loja de material de construção, shopping center, loja de departamentos, farmácia, plano de saúde, laboratório de exames clínicos, grife de roupa adulta, grife de roupa infantil, roupa de cama, mesa e banho, construtora de imóveis, pisos e revestimentos, tubos e conexões, água mineral, arroz, leite, operadora de telefonia celular, empresa de vigilância e segurança, empresa de transporte de passageiro rodoviário, ensino técnico, universidade, grande empresa catarinense, grande empresa pública e empresa de destaque em responsabidade social.