Florianópolis - A próxima reunião do Fórum Parlamentar das Cirurgias Eletivas, que apura o andamento do programa estadual que pretende desafogar a lista de espera por procedimentos de saúde não urgentes, deverá ser realizada em Canoinhas ainda no mês de julho. A informação é do presidente do Fórum, deputado Antonio Aguiar (PMDB), e foi anunciada na última segunda-feira(18) em Camboriú, onde parlamentares e representantes dos hospitais e da Secretaria da Saúde discutiram o quadro regional, e especialmente o sucesso da implementação do programa naquele município, responsável pela realização de 6% de todos os procedimentos eletivos realizados no Estado desde a criação do programa.
A escolha de Canoinhas deu-se em função da divulgação de planilha das cirurgias eletivas realizadas a partir de agosto passado, quando o programa foi iniciado. Isto porque o Planalto Norte e a região da Serra, em contraponto a da Foz do Itajaí, são as que menos conseguiram dar andamento às filas de espera por cirurgias eletivas. “Há problemas que precisam ser melhor apurados, que envolvem os controles administrativos do programa, inclusive a demora para a remuneração de médicos e hospitais, o que dificulta o andamento daquilo que esperamos que funcione bem”, diz o deputado Aguiar, que é médico e conhece bem as dificuldades existentes.
A reunião de Camboriú, realizada no auditório da Prefeitura local, reuniu secretários municipais de saúde, gestores de hospitais, médicos e representantes da Secretaria da Saúde. O programa estadual realizou ano passado cerca de 10 mil procedimentos cirúrgicos, e para este ano estão programados mais 30 mil atendimentos. Uma das funções do Fórum é contribuir com a Secretaria de Estado para que se tenha um controle das cirurgias eletivas realizadas e por especialidade, trabalhando, também, para definir a vocação dos hospitais regionais para cada tipo de cirurgia, de acordo com equipamentos e profissionais disponíveis.
Participaram do evento em Camboriú, além do deputado Aguiar, o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Volnei Morastoni (PT) e os deputados Dado Cherem (PSDB) e Serafim Venzon(PSDB), o gerente de Controle e Avaliação do Sistema da Secretaria de Estado da Saúde Jocélio Voltolini e o diretor da Fundação dos Hospitais Filantrópicos Brás Vieira, além da prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias e outras autoridades.